Alemanha

Bandidos usam nome de Xabi Alonso para dar golpe com ‘vaquinha’ na Tailândia

Com perfil falso e pedido de dinheiro para viagem ao Liverpool, golpistas se passam por Xabi Alonso

A cada dia criminosos se reinventam na tentativa de aplicar golpes em pessoas com objetivo de roubar dados e ter ganhos financeiros. Na Tailândia, isso chegou a um nível incrivelmente inusitado: golpistas criaram um perfil falso do técnico espanhol Xabi Alonso, do Bayer Leverkusen, pedindo dinheiro para que ele compre as passagens para treinar o Liverpool na próxima temporada. Supostamente, ele estaria sem dinheiro – o treinador recebe, anualmente, seis milhões de euros (cerca de R$ 32 milhões) de salário na Alemanha.

– Oi, eu sou o Xabi Alonso e vou comandar o Liverpool na próxima temporada! Porém, estou sem dinheiro para pagar os meus voos para Liverpool – diz o perfil falso, que inclui na mensagem um link para o envio de 300 baht (cerca de R$ 41), que roubará os dados bancários da vítima. O alerta foi feito pela polícia tailandesa nas redes sociais.

– Os torcedores do Liverpool precisam ficar calmos. Xabi ainda não é o técnico, mas já existe um golpista na internet – alertou o Escritório Central de Investigação da Tailândia, no último domingo (28), na rede social Facebook.

O print do perfil falso de Xabi Alonso (Foto: Escritório Central de Investigação da Tailândia)

Como uma liga global, a Premier League é extremamente popular na Tailândia. Consequentemente, um time de sucesso como o Liverpool conta com vários fãs, que podem cair no golpe do falso Xabi Alonso.

Os golpistas se aproveitam no momento vivido em Anfield. Na última sexta-feira (26), o atual técnico dos Reds, Jürgen Klopp, anunciou que deixará o clube ao término da temporada. Ex-jogador do Liverpool, Alonso faz um gigante trabalho no Leverkusen e é apontado como sucesso natural do alemão no comando técnico da equipe.

Por que Klopp vai sair do Liverpool?

Contratado em outubro de 2015, Klopp encerrará sua passagem histórica no Liverpool após quase nove anos. Ele foi o responsável pela retomada do protagonismo do clube no âmbito doméstico e europeu, com uma reformulação geral e um estilo de jogo marcante, pautado na pressão incessante no portador da bola – o perde e pressiona chamado gegenpressing. Venceu tudo que poderia: as copas locais, a Champions League e o aguardado (e inédito) título da Premier League em 2020. O preço de fazer um time competitivo chegou e o cansaço é o motivo para interromper sua passagem em Anfield.

— Vou deixar o clube no final da temporada. Eu entendo que isso seja um choque para muitas pessoas neste momento, quando você ouve isso pela primeira vez, mas obviamente posso explicar – ou pelo menos tentar explicar. Eu amo absolutamente tudo sobre este clube, amo tudo sobre a cidade, amo tudo sobre nossos torcedores, amo a equipe, amo a equipe técnica. Amo tudo. Mas o fato de eu ainda tomar essa decisão mostra que estou convencido de que é a decisão que devo tomar. — afirmou Klopp ao site do Liverpool, na sequência explicando sua decisão:

— Eu estou, como posso dizer, ficando sem energia. Não tenho problema agora, obviamente, eu já sabia há mais tempo que teria que anunciar isso em algum momento, mas estou absolutamente bem agora. Eu sei que não consigo fazer o trabalho repetidamente. Depois dos anos que passamos juntos e depois de todo o tempo que passamos juntos e depois de todas as coisas que enfrentamos juntos, o respeito por você cresceu, o amor por você cresceu e o mínimo que eu lhes devo é a verdade – e essa é a verdade. É isso, praticamente — revelou.

Neste cenário, mesmo com um estilo de jogo um tanto diferente, aparece Xabi Alonso. Identificado com os Reds, parece um caminho natural para o técnico que brilha na Alemanha. Atualmente, é o favorito e o líder da Bundesliga, na frente do todo poderoso Bayern de Munique. Ainda aparece como candidato aos títulos da Copa da Alemanha e da Liga Europa, vivo nas quartas e oitavas de final, respectivamente.

– Tenho muito respeito e grande admiração pelo que Jurgen fez no Liverpool nos últimos anos. Ele conquistou muito. [Mas] meu foco está aqui no Bayer Leverkusen. Tenho muita motivação para fazer um bom trabalho aqui. Meu foco está em ajudar meus jogadores a estarem prontos. Veremos o que acontece no Liverpool. Não estou no momento em que estou pensando no meu próximo passo. Estou pensando sobre onde estou agora e acho que estou em um ótimo lugar. O que vai acontecer no futuro eu não sei e realmente não me importo no momento – disse Alonso, ao ser questionado sobre uma ida ao clube inglês.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo