AfricaÁsia/Oceania

Por que as Copas Africana e da Ásia serão disputadas em janeiro?

Tanto a Copa Africana de Nações, quanto a Copa Asiática, foram adiadas para janeiro de 2024 - e os motivos são distintos entre si

Em meio aos torneios dos clubes ao redor do mundo, as competições entre seleções também movimentam o calendário do futebol em 2024. Já em janeiro, a bola irá rolar na Copa Africana de Nações e na Copa da Ásia. Contudo, ambos os campeonatos foram adiados, já que estavam marcados inicialmente para 2023, entre os meses de junho e julho.

Com isso, tanto a Confederação Africana de Futebol (CAN), quanto a Confederação Asiática de Futebol (AFC), foram obrigadas a remarcarem seus torneios para o meio da temporada europeia, o que dificulta a liberações dos jogadores que atuam nos clubes do continente para representarem seus respectivos países na Copa de Nações Africanas e na Copa da Ásia.

Afinal de contas, por que as Copas Africana e da Ásia serão disputadas em janeiro? Curiosamente, as duas competições foram adiadas por questões climáticas, mas com diferenças entre si. Entenda a explicação das novas datas dos torneios, que serão realizados nos dois primeiros meses de 2024.

Por que a Copa Africana de Nações foi adiada?

Com sede na Costa do Marfim, a atual edição da Copa Africana de Nações seria realizada inicialmente entre os meses de junho e julho de 2023. Entretanto, a federação do continente decidiu remarcar a competição para seis meses depois devido às condições do clima na região. Por conta disso, o torneio começará no dia 13 de janeiro, e a grande final será realizada no dia 11 de fevereiro.

A Copa de Nações Africanas foi adiada pela CAF devido ao risco de temporais na Costa do Marfim entre junho e julho. Esses meses costumam apresentar fortes chuvas na região, e o presidente da confederação, Patrice Motsepe, decidiu remarcar a competição para não correr o risco dos jogos acontecerem em meio a um “dilúvio”, o que mancharia a reputação do torneio perante o mundo, como argumentou em coletiva à época.

Disputada a cada dois anos, a Copa Africana de Nações era disputada entre janeiro e fevereiro. Contudo, para evitar imbróglios com os times europeus, a federação do continente decidiu alterar a data da competição para junho e julho em 2019. O problema foi que a edição seguinte, em 2021, não pôde ser realizada no meio do ano devido à pandemia da Covid-19, sendo remarcada para o início de 2022.

Agora, por conta do risco de tempestades na Costa do Marfim, a Copa de Nações Africanas também precisou ser adiada de junho a julho de 2023 para janeiro e fevereiro de 2024. A tendência é que a próxima edição, que será realizada no Marrocos em 2025, seja disputada no meio do ano – isso se nenhum imprevisto acontecer novamente.

Por que a Copa da Ásia foi adiada?

A princípio, a Copa da Ásia estava marcada para junho e julho de 2023 e seria realizada na China, que foi escolhida como país-sede ainda em 2019. Entretanto, com a pandemia da Covid-19, a nação desistiu de receber a competição em 2022. Em meio a esse cenário, a AFC definiu o Qatar, que sediou a Copa do Mundo de 2022, como a nova casa da atual edição do torneio.

O novo problema para a Copa Asiática ser disputada no meio do ano foram as altas temperaturas na região do Golfo. Além disso, o Qatar foi convidado pela CONCACAF para participar da Copa Ouro de 2023, que também foi realizada entre junho e julho. Por conta disso, a federação do continente precisou remarcar seu principal torneio, cuja estreia será no dia 12 de janeiro de 2024, e o encerramento no dia 10 de fevereiro.

Quais são os grupos da Copa das Nações Africanas?

Confira abaixo quais são os grupos da Copa das Nações Africanas:

  • Grupo A: Costa do Marfim, Nigéria, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau
  • Grupo B: Egito, Gana, Cabo Verde, Moçambique
  • Grupo C: Senegal, Camarões, Guiné, Gâmbia
  • Grupo D: Argélia, Burkina Faso, Mauritânia, Angola
  • Grupo E: Tunísia, Mali, África do Sul, Namíbia
  • Grupo F: Marrocos, RD Congo, Zâmbia, Tanzânia

Quais são os grupos da Copa da Ásia?

Veja quais são os grupos da Copa da Ásia:

  • Grupo A: Qatar, China, Tajiquistão, Líbano
  • Grupo B: Austrália, Uzbequistão, Síria, Índia
  • Grupo C: Irã, Emirados Árabes Unidos, Hong Kong, Palestina
  • Grupo D: Japão, Indonésia, Iraque, Vietnã
  • Grupo E: Coreia do Sul, Malásia, Jordânia, Bahrain
  • Grupo F: Arábia Saudita, Tailândia, Quirguistão, Omã
Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo