Uefa alerta que Sion pode perder vaga na Liga Europa
A Uefa alertou o Sion que o clube pode ser excluído da Liga Europa apenas poucas horas depois de ser sorteado para a fase de grupos nesta sexta-feira.
A entidade está insatisfeita que o Sion eliminou o Celtic usando jogandores contratados durante a pré-temporada, em um aparente desrespeito a uma punição da Uefa, que proibiu o clube de fazer qualquer contratação por duas janelas consecutivas.
“O clube contratou jogadores e os colocou em campo, em uma clara violação da punição”, afirmou o presidente da Uefa, Michel Platini.
O Celtic fez um protesto oficial após a primeira partida, em Glasgow, na semana passada, alegando que o Sion tinha descumprido a punição, originalmente imposta em 2009 e que foi aplicada em janeiro, após um longo processo.
“O Sion será sorteado, mas na condição de que há um protesto que será analisado pela comissão disciplinar”, afirmou o secretário geral da entidade, Gianni Infantino.
Segundo o dirigente, será tomada uma decisão antes do início da fase de grupos, no dia 15 de setembro. Primeira, a Uefa aguarda uma decisão da justiça suíça sobre o caso do Sion.
Com isso, o Celtic pode herdar a vaga na fase de grupos da Liga Europa.
A punição foi dada ao Sion por ter aliciado o goleiro egípcio Essam El-Hadary a romper o seu contrato com o Al-Ahly, em 2008.
O argumento do Sion é que o clube cumpriu essa punição durante o período que estava sendo julgado. O clube bateu o Celtic por 3 a 1 em casa, depois de um 0 a 0 na Escócia, e se classificou à fase de grupos.