Sem categoria

International Board aprova testes com mais assistentes

A International Board (IFAB), órgão que regulamenta as regras do futebol, aprovou neste sábado uma série de mudanças. Reunidos em Newcastle, na Irlanda do Norte, para seu encontro anual (123o), os membros do comitê decidiram liberar os testes com mais assistentes dos árbitros (ou bandeirinhas) em partidas de ligas profissionais.

Durante o Campeonato Europeu sub-19, disputado entre outubro e novembro do ano passado, o experimento já havia sido testado. Baseada nos relatos dos enviados da Fifa, a International Board autorizou que federações testem isso em seus campeonatos.

Além disso, o órgão também aprovou algumas outras mudanças. A partir de agora, a lei 11, que regulamenta o impedimento, ganhou o seguinte adendo: “Qualquer jogador da defesa que deixar o gramado colocando um jogador do ataque em impedimento, por qualquer razão sem a permissão do árbitro, deve ser considerado na linha do gol para entendimento do impedimento até a próxima parada de jogo”.

A alteração foi feita após a polêmica gerada por um gol da Holanda no jogo contra a Itália, pela Eurocopa de 2008, quando havia um jogador italiano fora de campo dando condição de jogo a Van Nistelrooy. O lance foi controverso, porque o texto anterior da regra falava na intenção ou não do jogador em deixar o campo – o que deixa de ser considerado na nova interpretação.

Mais mudanças aprovadas pela International Board: o treinador não precisará mais ficar ficar sentado no banco de reservas o tempo todo. Agora, ele tem autorização para passar instruções para seu time na área delimitada e permanecer de pé. Isso depende, também, de seu comportamento, analisado pelo árbitro. Já o cartão laranja, que permitira ao árbitro expulsar temporariamente um jogador, não foi aprovado.

Outro item discutido foi em relação ao número de jogadores em uma disputa de pênalti, caso uma equipe esteja com um ou mais atletas a menos. A lei atual exige que as equipes igualem a quantidade de jogadores, ou seja, um dos times precisa excluir alguns. Para clarificar a situação, foi adicionado ao texto: “Qualquer jogador excluído não pode participar dos chutes da marca do pênalti”.

Estes três foram os principais assuntos discutidos pela International Board, que divulgou também os seguintes comunicados: Fifa não aprovou a extensão do período de intervalo das partidas; a International Board concorda que a proposta de aumentar o número de substituições em um evento de prorrogação deve ser discutido pelos comitês da Fifa; a IFAB concorda com que seus sub-comitês discutam o procedimento a se aplicar quando um jogador deixa o campo para tratamento; entre outros menores.

O próximo encontro da International Board acontece de 5 a 7 de março de 2010, em Zurique, na Suíça.

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo