Holanda – Cinco perguntas

Que colocação no torneio seria considerada um sucesso?

O objetivo primário é passar da fase de grupos, considerando o sorteio difícil. Se conseguir, a Holanda espera alcançar a final, indo mais longe que nas duas últimas edições. Em 2000, foi eliminada nos pênaltis pela Itália, e em 2004 perdeu para Portugal.
 

Um sucesso na Euro pode impulsionar o futebol no país?

Uma boa campanha faria bem à auto-estima do torcedor holandês, que tem tido poucos motivos para festejar nos últimos tempos. Com exceção do PSV, semifinalista da LC em 2005, os clubes do país têm decepcionado nas competições internacionais.

Quem, entre os 23, que está no seu primeiro grande torneio e pode arrebentar?

Klaas-Jan Huntelaar. Aos 24 anos, o atacante do Ajax já foi artilheiro da Eredivisie por duas vezes (2005/6 e 2007/8) e superou a marca de 100 gols pelo campeonato nacional. Van Basten foi criticado por não levá-lo para a Copa do Mundo de 2006.

Esse grupo tem qualidades para chegar em 2010?

Não. O elenco da Copa do Mundo de 2006 foi pouco modificado por Van Basten, e o próximo treinador, Bert van Marwijk, terá de mexer em várias peças pensando no Mundial sul-africano.

Qual a média de público do campeonato nacional?

18.732

Campanha

12J, 8V, 2E, 2D, 15GP, 5GC 

TÉCNICO

Marco van Basten
31/10/1964, Utrecht

Genial como jogador, razoável como técnico. Assim pode ser descrito Marco van Basten, que tenta recuperar no comando da Oranje o troféu que conquistou em 1988, marcando um gol inesquecível na final contra a URSS. O Van Basten treinador tem dificuldades no relacionamento com o elenco, afastando jogadores como Mark van Bommel e Clarence Seedorf, e suas escolhas táticas nem sempre são aprovadas pela torcida. Deixará o cargo após a Eurocopa para assumir o Ajax.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo