Sem categoria

Grandes entram em campo pela Liga dos Campeões

Após três fases eliminatórias onde 34 equipes já disseram adeus, a Liga dos Campeões começa a esquentar nesta terça-feira. Afinal, dez times abrem os play-offs da competição, e na quarta outros dez entram em campo. Tudo isso com a presença de campeões europeus.

O Benfica, com dois títulos do torneio (1960/61 e 1961/62) visita o Twente, na Holanda, pelo jogo de ida do confronto. As duas equipes estiveram na última LC e foram eliminadas na fase de grupos. Agora treinados por Co Adriaanse, os holandeses buscam obter um bom resultado em casa para ter mais tranquilidade no Estádio da Luz, e o histórico recente está a seu favor: nos últimos oito jogos em Enschede por competições europeias, o Twente só perdeu um.

“O nosso adversário tem um grande poder ofensivo, mas, às vezes, apresenta fragilidades. Penso que somos mais fortes enquanto equipe. Temos melhores ligações. Resta saber se isso será suficiente para fazer frente à qualidade individual dos seus jogadores”, garante Adriaanse.

No entanto, o confronto mais aguardado de terça do lado da chave dos não-campeões envolve Arsenal e Udinese. As equipes, quarta colocadas em suas ligas na última temporada, sofreram muitas mudanças em seus elencos. OS Gunners perderam no final de semana Cesc Fàbregas e estão prestes a ficar sem Samir Nasri também, que iria para o Manchester City – o francês voltou aos treinos na segunda e não deve jogar. Já os Friulani viram Alexis Sánchez seguir o mesmo caminho de Fàbregas, a Catalunha, e Cristian Zapata ir para o Villarreal.

“É um período importante para este clube, mas estou confiante que seguiremos em um caminho de muito sucesso. Precisamos nos manter unidos e não deixar a imprensa manipular nossos torcedores”, disse o técnico do Arsenal, Arsène Wenger, falando sobre o jogo pela LC e a saída de sua estrela.

Em outra partida que chama bastante a atenção de todos, o Lyon busca sua 12a participação consecutiva na fase de grupos da Liga dos Campeões. Para isso, terá que desbancar o “chato” time do Rubin Kazan. Treinado por Kurban Berdyev desde 2001, a equipe joga um futebol feio e de muita marcação. Deposita as esperanças no meia turco Gökdeniz Karadeniz, mas pode não ser o suficiente para desbancar Michel Bastos, Lisandro López e Bafétimbi Gomis.

Nos outros confrontos, já pelo lado da chave dos campeões nacionais, muito equilíbrio previsto: o Kobenhavn, que teve brilhante participação na última Liga dos Campeões, quando foi eliminado pelo Chelsea nas oitavas de final, terá pela frente o campeão tcheco Viktoria Plzen; já o BATE Borisov, de Belarus, quer retornar à fase de grupos, onde esteve em 2008/09, e encara o Sturm Graz, da Áustria.

Quarta-feira

O segundo dia dos play-offs da Liga dos Campeões reserva o time mais importante desta fase: o Bayer Munique. Os bávaros recebem o vice-campeão suíço, Zürich, do lado dos não-campeões. O favoritismo, naturalmente, recai sobre o time alemão, comandado por Jupp Heynches, que terá o reforço de Arjen Robben, recuperado de lesão. Já do outro lado, o técnico Urs Fischer não quis falar sobre as chances de classificação de seu time. E para piorar, ganhou um problema de última hora: no domingo, o meia Stjepan Kukuruzovic sofreu uma lesão no joelho e está fora por seis meses. Ao menos vem de vitórias nos clássicos contra Basel e Grasshoppers, pelo Campeonato Suíço.

Em outra partida, o OB busca uma inédita vaga na fase de grupos, e para isso terá que desbancar o semifinalista de 2006, Villarreal. A equipe espanhola sofreu algumas baixas significativas para esta temporada, caso de Santi Cazorla, seduzido pelos milhões do Málaga. Mesmo assim, manteve sua principal estrela, o atacante italiano Giuseppe Rossi.

Nos demais jogos, todos válidos pela chave dos campeões, muito equilíbrio. Na Croácia, o Dinamo Zagreb enfrenta o Malmö, enquanto em Israel jogam Maccabi Haifa e Racing Genk e na Polônia o Wisla desafia o APOEL Nicósia, do Chipre.

As partidas de volta acontecem já na próxima semana para definir os dez classificados que se juntarão aos demais 22 times da principal competição europeia de clubes.

Confira os jogos de ida dos play-offs da Liga dos Campeões:

Terça-feira, 16/ago
Kobenhavn x Viktoria Plzen
BATE Borisov x Sturm Graz
Twente x Benfica
Arsenal x Udinese
Lyon x Rubin Kazan

Quarta-feira, 17/ago
Wisla Cracóvia x Hapoel Tel Aviv
Maccabi Haifa x Racing Genk
Dinamo Zagreb x Malmö
OB x Villarreal
Bayern Munique x Zürich

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]
Botão Voltar ao topo