Sem categoria

França e Portugal têm jogos cruciais neste sábado

As seleções de França e Portugal, adversárias em uma das semifinais da última Copa do Mundo, entram em campo neste sábado precisando vencer seus jogos para não comprometer seriamente suas possibilidades de classificação para o Mundial de 2010, na África do Sul.

A França é apenas a terceira colocada no grupo 7 da zona europeia e joga fora de casa contra a Lituânia, uma das líderes da chave. Portugal, por sua vez, recebe a visita da Suécia, tentando sair da modesta quarta posição no grupo 1.

A rodada pode significar um passo a mais para duas seleções que têm 100 por cento de aproveitamento: a campeã continental Espanha, que recebe a Turquia após vencer seus quatro primeiros jogos no grupo 5, e a Holanda, que tem 9 pontos em três partidas pelo grupo 9 e joga em casa contra a Escócia, podendo ampliar sua vantagem na liderança.

Os vencedores dos nove grupos europeus classificam-se diretamente para a Copa do Mundo, enquanto os oito melhores segundos (excluindo os confrontos com o último colocado nos grupos com seis seleções) disputam a repescagem pelas últimas quatro vagas.

Confira um panorama dos jogos deste sábado:

Grupo 1

A seleção portuguesa soma 5 pontos, com apenas uma vitória em quatro partidas, e chega pressionada para o confronto com a Suécia no estádio do Dragão. Os suecos têm os mesmos 5 pontos, mas com um jogo a menos, e terão de superar o desfalque de seu principal atacante, Zlatan Ibrahimovic, que cumpre suspensão.

O treinador português Carlos Queiroz aguarda o retorno de Deco, que se recupera de contusão, para confirmar a escalação da equipe das Quinas. Os últimos amistosos não foram animadores: derrota por 6 a 2 para o Brasil, em novembro, e uma magra vitória por 1 a 0 sobre a Finlândia, em fevereiro.

A Dinamarca, líder com 7 pontos em três jogos, joga fora de casa contra Malta, lanterna do grupo, e tem uma oportunidade ideal para se distanciar na ponta. Os dois adversários mais próximos, Hungria e Albânia, se enfrentam. Os húngaros têm 7 pontos em quatro partidas, e a Albânia 6 em cinco.

Grupo 2

Israel recebe a Grécia no confronto do vice-líder contra o líder do grupo. Os israelenses têm 8 pontos, um a menos que os gregos, e têm a chance de assumir a ponta no caso de vitória em casa, ficando mais perto da primeira classificação para uma Copa do Mundo desde 1970. O meia Yossi Benayoun, do Liverpool, ainda é dúvida.

A surpreendente derrota em casa por 2 a 1 para a Suíça, na rodada passada, impediu que a Grécia tivesse uma folga maior na liderança. Os suíços, em terceiro lugar com 7 pontos, são favoritos a vencer a lanterna Moldávia fora de casa e ganhar pelo menos uma posição na chave. Completa a rodada o jogo entre Luxemburgo e Letônia, ambos com 4 pontos.

Grupo 3

Em um dos grupos mais equilibrados, a Eslováquia, líder com 9 pontos em quatro jogos, não joga na rodada. Logo a seguir aparecem quatro seleções com 7 pontos: Irlanda do Norte, República Tcheca, Polônia e Eslovênia. Neste sábado, os norte-irlandeses, com uma partida a mais, recebem a Polônia, enquanto os tchecos vão até a Eslovênia. San Marino, com cinco derrotas em cinco jogos, folga.

Grupo 4

A rodada deste sábado não sugere alterações nos primeiros lugares, já que a líder Alemanha recebe a seleção de Liechtenstein em Leipzig. Os alemães têm 10 pontos em quatro jogos, enquanto a Rússia, vice-líder com 6 pontos em três partidas, joga em casa contra o Azerbaijão.

Se campanha do Nationalelf nas Eliminatórias é tranquila, nos últimos dois amistosos a equipe de Joachim Löw deixou a desejar. Perdeu em casa seus dois últimos amistosos, contra a Inglaterra, em novembro, e a Noruega, em fevereiro.

No outro jogo da chave, o País de Gales, com os mesmos 6 pontos da Rússia, mas em quatro jogos, terá pela frente a Finlândia, no estádio Millennium. Com 4 pontos, os finlandeses podem ganhar uma posição em caso de vitória.

Grupo 5

A Espanha tenta manter sua trajetória impecável desde o título europeu, enfrentando a Turquia no estádio Santiago Bernabéu, em Madri. A Furia, invicta há 29 partidas, tem 12 pontos contra 8 dos turcos, vice-líderes, e uma vitória em casa significaria tranquilidade para viajar a Istambul na próxima quarta-feira.

O técnico Vicente Del Bosque não conta com o meio-campista Andrés Iniesta, cortado no início da semana por lesão, enquanto a Turquia terá o retorno do atacante Nihat Kahveci, recuperado. Nihat conhece bem seus adversários deste sábado, já que atua no Campeonato Espanhol pelo Villarreal.

A Bélgica, terceira colocada com 7 pontos, joga em casa contra a Bósnia e está pronta para se beneficiar de um revés turco. Os bósnios, com 6 pontos, também estão na briga pelo segundo lugar.

Grupo 6

Não há rodada neste sábado. A Inglaterra, líder com 12 pontos em quatro jogos, faz amistoso com a Eslováquia em Wembley. Croácia e Ucrânia têm 7 pontos cada, mas os ucranianos têm uma partida a menos.

Grupo 7

Apontada como favorita à vaga antes do início da disputa, a França se vê em situação delicada: tem 4 pontos, contra 9 de Sérvia e Lituânia, ainda que com um jogo a menos. Uma derrota em Kaunas neste sábado é obrigatória para que os Bleus não se distanciem da disputa pela liderança.

As duas seleções, que voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, no Stade de France, têm desfalques importantes. A França não conta com Nicolas Anelka, enquanto a Lituânia, dirigida pelo português José Couceiro, joga sem o defensor Marius Stankevicius.

Grupo 8

A Itália tem desfalques importantes, como Luca Toni e Alberto Gilardino, para a visita deste sábado a Montenegro, que disputa sua primeira competição oficial. Os montenegrinos vão a campo sem o principal jogador – o atacante Mirko Vucinic, suspenso – para tentar a primeira vitória, depois de dois empates e uma derrota nos primeiros três jogos.

A Azzurra soma 10 pontos em quatro partidas e divide a liderança com a Irlanda, adversária na próxima quarta-feira, em Bari. Os irlandeses jogam em casa contra a Bulgária, terceira colocada, que empatou seus três jogos e precisa vencer para não ficar distante dos dois primeiros lugares.

Grupo 9

No único grupo com cinco seleções, Holanda e Escócia se enfrentam em Amsterdã. A Oranje tem cinco pontos de vantagem e pode deixar sua classificação encaminhada com uma vitória.

Confira todos os jogos deste sábado pelas Eliminatórias europeias:

Grupo 1
Albânia x Hungria
Malta x Dinamarca
Portugal x Suécia

Grupo 2
Luxemburgo x Letônia
Moldávia x Suíça
Israel x Grécia

Grupo 3
Irlanda do Norte x Polônia
Eslovênia x República Tcheca

Grupo 4
Rússia x Azerbaijão
País de Gales x Finlândia
Alemanha x Liechtenstein

Grupo 5
Armênia x Estônia
Bélgica x Bósnia
Espanha x Turquia

Grupo 7
Romênia x Sérvia
Lituânia x França

Grupo 8
Chipre x Geórgia
Montenegro x Itália
Irlanda x Bulgária

Grupo 9
Holanda x Escócia

Clique aqui e confira a classificação das Eliminatórias.

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo