Eliminatórias da Euro: a Europa volta a se mexer

É bem certo que, na prática, já houve dois jogos pelo torneio. No entanto, é somente nesta sexta que as grandes seleções europeias entrarão em campo, novamente, em caráter competitivo, pelas Eliminatórias da Euro 2012. Tudo para decidirem quais serão as 16 equipes que participarão do torneio continental, que será sediado, em conjunto, por Polônia e Ucrânia.
Atual campeã europeia, a Espanha tentará defender o título conquistado em 2008 de modo ainda mais animado – afinal de contas, também conquistou a Copa do Mundo pela primeira vez. E, para melhorar ainda mais a situação da Fúria, o rival da primeira partida pelas Eliminatórias não é temível: em Vaduz, a equipe de Vicente del Bosque enfrentará Liechtenstein, rival que nunca fez gols nela, nos quatro confrontos anteriores entre as duas seleções.
No entanto, o próprio Vicente del Bosque começa pedindo respeito aos rivais do grupo I: “Precisamos nos preocupar em vencer, para voltarmos à Euro, e respeitar nossos oponentes. Claramente, será um grupo exigente. Então, precisamos começar vencendo.” O respeito em relação aos rivais também foi pregado por um dos destaques da equipe, o meio-campista Xavi Hernandez: “Não será um passeio. A Espanha sempre respeita seus rivais, e irá tentando jogar o melhor que pode.”
Para escalar o time, Del Bosque não terá disponível o defensor Carles Puyol, lesionado. Mesmo sentindo dores no tornozelo direito, o meia Andrés Iniesta, autor do gol do título mundial, deve ir para o jogo.
Pelo grupo E, a vice-campeã mundial também é a favorita em sua primeira partida. A Holanda visitará San Marino, em Serravalle, contando com uma importante novidade: o técnico Bert van Marwijk deverá escalar na equipe o atacante Ruud van Nistelrooy, convocado no lugar do contundido Robin van Persie.
Sem Arjen Robben, também lesionado, o destaque da Oranje é o meio-campista Wesley Sneijder, que comparou a situação atual à vivida na Copa do Mundo: “As férias foram ótimas, mas, após algumas semanas, nós precisávamos começar. Portanto, estamos animados. Quando se volta, é como se não tivéssemos ido embora. Ainda sinto a mesma atmosfera no elenco. É bom estar de volta.”
Por sua vez, a terceira colocada tem um desafio um pouco mais exigente. A Alemanha enfrentará a Bélgica, também fora de casa, em Bruxelas. Capitão da equipe durante a Copa do Mundo, o lateral Philipp Lahm pediu por atenção, em entrevista coletiva: “Temos de estar totalmente focados quando entrarmos em campo. Nosso grupo nas Eliminatórias não é fácil, mas estamos determinados para conseguir os três pontos em nosso jogo de abertura.”
Lahm ainda disse que a equipe não repetirá, provavelmente, os mesmos desempenhos mostrados na Copa do Mundo: “Não temos muito ritmo de jogo, ainda, porque nossa temporada está só começando. Não se pode esperar que nós joguemos como fizemos contra Inglaterra e Argentina, na Copa do Mundo.”
Itália, França e Inglaterra: em busca da recuperação
Do lado das seleções tradicionais que não conseguiram bom desempenho na Copa, França e Itália começam a tentar a recuperação, respectivamente, contra Belarus e Estônia. Jogando no Stade de France, os Bleus enfrentam os bielorrussos, pela chave D, com um time que mescla presentes no Mundial a novatos, como o goleiro Cédric Carrasso e o lateral esquerdo Benoît Trémoulinas. O técnico Laurent Blanc, no entanto, ainda promete tentar melhorar mais o time: “Ter uma equipe jovem é bom, mas não é o bastante para competir no mais alto nível. Tentamos vir com uma mistura de jovens talentosos e alguns mais experientes, que podem guiá-los.”
A Itália, por sua vez, visitará os estonianos, em Tallinn, pelo grupo C, também com novo técnico. E o novo comandante da Azzurra, Cesare Prandelli, disse que prevê dificuldades: “Não será um passeio no parque [jogar] contra a Estônia. São um time experiente. Temos de tomar cuidado.”
Finalmente, a Inglaterra estreará contra a Bulgária, em Wembley, pelo grupo G. E o técnico Fabio Capello prometeu uma grande reação em relação às atuações na Copa do Mundo: “Temos de jogar sem medo. Os jogadores treinaram bem, com confiança, e espero que possamos ver o mesmo contra a Bulgária. Mudei algumas coisas, mas não muito.”
Confira os jogos desta sexta pelas Eliminatórias da Eurocopa
Grupo A
Cazaquistão x Turquia
Bélgica x Alemanha
Grupo B
Armênia x Irlanda
Andorra x Rússia
Eslováquia x Macedônia
Grupo C
Ilhas Faroe x Sérvia
Estônia x Itália
Eslovênia x Irlanda do Norte
Grupo D
Romênia x Albânia
Luxemburgo x Bósnia
França x Belarus
Grupo E
Moldova x Finlândia
Suécia x Hungria
San Marino x Holanda
Grupo F
Letônia x Croácia
Grécia x Geórgia
Grupo G
Montenegro x País de Gales
Inglaterra x Bulgária
Grupo H
Islândia x Noruega
Portugal x Chipre
Grupo I
Lituânia x Escócia
Liechtenstein x Espanha
Clique aqui para conferir o guia das Eliminatórias da Eurocopa preparado pela Trivela