Sem categoria

Com centenário Xavi, Espanha pega República Tcheca

No jogo que o meia Xavi Hernández completa 100 jogos pela seleção da Espanha, a Furia enfrenta a República Tcheca em casa, no estádio Nuevo Estadio de Los Cármenes, em Granada, pela quarta rodada do Grupo I das eliminatórias da Eurocopa 2012.

Com nove pontos, a Roja tem a chance de abrir vantagem sobre o segundo colocado no grupo, que tem seis. Até aqui, a Espanha conseguiu três vitórias em três jogos e tenta manter o aproveitamento de pontos perfeito nesta sexta-feira.

O time ainda traz o título de campeã do mundo conquistado na Copa do Mundo da África do Sul em 2010. Para Xavi, homenageado do dia, a Espanha atual é a melhor da história. “Eu acho que, até agora, este é o melhor time da Espanha na história e nós conseguimos o reconhecimento ao redor do mundo”, disse o meia.

“As pessoas acreditam no futebol espanhol agora que nós somos campeões mundias e europeus, enquanto antes eles não costumavam fazer isso, já que nunca tínhamos ganhado nada”, completou.

Sobre suas 100 partidas pela Espanha, Xavi mostrou disposição para aumentar essa marca. “Eu estou feliz por esses 100 jogos e eu sinto que tenho força para muito mais. Estou vivendo um momento extraordinário com esses jogadores e eu estou feliz por estar aqui com a Espanha. Eu quero continuar jogando pela seleção por um longo tempo”, disse.

Os espanhois estão com a confiança em alta. Fernando Torres, que deve ser reserva na partida, afirmou que o objetivo da Espanha é um só: vencer a Eurocopa de 2012. “Uma das coisas mais difíceis no futebol é aprender como vencer, especialmente quando você joga com a seleção nacional”, disse o atacante do Chelsea ao jornal Mundo Deportivo.

“Depois de muitos torneios decepcionantes, a Espanha finalmente aprendeu como fazer isso, então queremos continuar vencendo”, afirmou o camisa 9. “Nosso próximo objetivo é vencer a Eurocopa de 2012. Nenhum time conseguiu ganhar a Eurocopa, a Copa do Mundo e a Eurocopa novamente. Esse é o nosso próximo objetivo, já que não há nada melhor do que quebrar recordes”, afirmou Torres.

Uma vitória deixa a Espanha muito mais perto da vaga na Eurocopa. Para a República Tcheca, o resultado é importante para poder manter as esperanças de alcançar os campeões mundiais e chegar à vaga direta – ou ao menos estar melhor posicionado e tentar garantir uma vaga na repescagem.

Itália, sem indisciplinados, joga contra Eslovênia

A Itália entra em campo nesta sexta-feira pensando em manter a vantagem que a mantêm na liderança do Grupo C das eliminatórias. Com dez pontos, o time tem três a mais do que a própria Eslovênia, que é a segunda colocada do Grupo C.

O técnico Cesare Prandelli não convocou o meio-campista Daniele De Rossi, que se envolveu em confusão na partida contra o Shakhtar ao dar uma cotovelada no adversário, recebeu punição da Uefa de três partidas de suspensão.

Já Mario Balotelli acabou expulso na partida da Liga Europa contra o Dynamo Kiev ao dar uma entrada violenta no adversário. Ambos foram deixados de lado por “romperem o código de ética”.

Prandelli escalou a equipe com o centro da defesa formado por Leoanrdo Bonucci e Giorgio Chiellini, com as laterais formadas por Christian Maggio e Federico Balzaretti. No meio, Thiago Motto, Riccardo Montolivo, Alberto Aquilani e Stefano Mauri compõe o setor. A Azzurra deve ter um ataque formado por jogadores que atuam em Milão: Giampaolo Pazzini, da Internazionale, e Antonio Cassano, do Milan.

Os italianos terão que tomar cuidado com Tim Matavz, do Groningen. O atacante marcou três vezes nas três partidas das eliminatórias, além de ter marcado outros 15 gols na Eredivisie pelo seu clube nesta temporada.

Em outros jogos, a Alemanha, que lidera tranqüila o Grupo A, recebe o Casaquistão. Com quatro vitórias em quatro jogos, o Nationalef pode abrir diferença ainda maior para o segundo colocado – são atualmente cinco pontos da Áustria.

No Grupo B, a Rússia joga contra a Armênia fora de casa. Os russos lideram com nove pontos em quatro jogos, enquanto os armênios têm sete. A Irlanda, também com sete pontos,recebe a Macedônia em casa torcendo pelo empate entre os dois líderes – mesma situação da Eslováquia, que sai de casa para enfrentar Andorra.

A França, líder do Grupo D, enfrenta Luxemburgo fora de casa. Com nove pontos, os franceses buscam a vitória para se afastar do segundo colocado, Belarus, que tem oito. Os vice-líderes enfrentam a Albânia na casa do adversário.

A vice-campeã mundial, Holanda, terá pela a Hungria fora de casa pelo Grupo E. A Orange tem 12 pontos e é líder, enquanto os húngaros têm nove pontos e estão em segundo.

O Grupo F tem o confronto entre Geórgia e Croácia, sendo este o líder da chave. Com dez pontos, os croatas estão à frente da Grécia, que tem oito e enfrenta Malta, e da própria Geórgia, que tem seis.

A Inglaterra tenta recuperar a liderança do Grupo G enfrentando o País de Gales fora de casa. Os ingleses contaram com a sorte e não terão que enfrentar Gareth Bale, machucado. O English Team tem sete pontos, três a menos do que Montenegro.

O líder do Grupo H é a Noruega, que recebe a Dinamarca em casa. Com nove pontos, a Noruega é líder e a DDinamarca, com seis, é a terceira. Portugal é o segundo colocado com sete pontos.

Confira todos os jogos desta rodada nas eliminatórias:

Sexta, 25/março
Espanha x República Tcheca
Eslovênia x Itália
Sérvia x Irlanda do Norte
Áustria x Bélgica
Alemanha x Cazaquistão
Luxemburgo x França
Hungria x Holanda

Sábado, 26/março
Geórgia x Croácia
Malta x Grécia
Israel x Letônia
Bósnia x Romênia
Albânia x Belarus
Bulgária x Suíça
País de Gales x Inglaterra
Armênia x Rússia
Irlanda x Macedônia
Androrra x Eslováquia
Chipre x Islândia
Noruega x Dinamarca

Confira resultados e classificação das eliminatórias da Eurocopa.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo