Sem categoria

Barça vence outra e já aguarda confronto com Real Madrid

Novamente sem dificuldades, mas com um placar bem menor, o Barcelona voltou a vencer o Shakhtar Donetsk pelas quartas de final da Liga dos Campeões. Nesta terça-feira, fez 1 a 0 na equipe ucraniana em plena Donbass Arena e se garantiu na fase seguinte da competição – no jogo de ida, atropelou no Camp Nou por 5 a 1.

Agora, os culés aguardam a classificação de seu maior rival, o Real Madrid. Na quarta, os merengues encaram o Tottenham em Londres, precisando reverter uma desvantagem de quatro gols.

A primeira boa chance do Shakhtar surgiu logo aos oito minutos. Douglas Costa recebeu na área, finalizou e obrigou Victor Valdés a fazer uma grande defesa. Os ucranianos seguiram no ataque, criando algumas oportunidades, principalmente em chutes de fora.

Após os lances iniciais de perigo do Shakhtar, o Barcelona conseguiu reagir e passar a criar algumas jogadas no ataque também. A melhor veio com Lionel Messi, que recebeu passe na área aos 30 minutos e, livre, tentou encobrir Andriy Pyatov, que defendeu sem problemas.

Antes do final do primeiro tempo, porém, o meia argentino não errou novamente. Aos 42, após cruzamento de Daniel Alves, Messi chutou forte e abriu o placar para os visitantes. Esse foi o nono gol do melhor jogador do mundo, que assumiu a artilharia da LC.

Na segunda etapa, a partida voltou equilibrada. O primeiro lance de perigo veio com o tcheco Tomás Hübschman, aproveitando um rebote da defesa. Seu chute, porém, foi para fora. Na sequência, foi a vez de Messi achar Daniel Alves na área. O brasileiro invadiu e fez Pyatov realizar uma grande defesa.

O jogo ficou mais tranquilo no segundo tempo. Os ucranianos voltaram a ameaçar somente no final, aos 32, com Eduardo da Silva, que entrara no lugar de Douglas Costa. Três minutos depois, foi a vez de Pedro Rodríguez desperdiçar a chance do Barça.

Antes do término da partida, Marcelo Moreno recebeu cruzamento de Henrik Mkhitaryan aos 38 minutos e, na marca do pênalti, cabeceou para fora, desperdiçando uma oportunidade clara para marcar o gol solitário do time ucraniano.

Foi a segunda derrota na história do Shakhtar na Donbass Arena, e a segunda na sequência – no final de semana a equipe foi derrotada pelo Obolon Kiev, pelo Campeonato Ucraniano, também por 1 a 0.

Ficha técnica

Shakhtar Donetsk 0x1 Barcelona

Local: Donbass Arena, em Donetsk (UCR)
Data: 12/abr, terça-feira
Árbitro: Florian Meyer (ALE)
Gol: Lionel Messi aos 42'/1T (Barcelona)
Cartões amarelos: Henrik Mkhitaryan e Mykola Ishchenko (Shakhtar)

Shakhtar Donetsk
Andriy Pyatov, Vasyl Kobin, Mykola Ishchenko, Yaroslav Rakitskiy e Vyacheslav Shevchuk; Tomás Hübschman (Fernandinho aos 30'/2T), Henrik Mkhitaryan, Jadson, Douglas Costa (Eduardo da Silva aos 12'/2T) e Willian; Luiz Adriano (Marcelo Moreno aos 20'/2T). Técnico: Mircea Lucescu.

Barcelona
Victor Valdés, Daniel Alves, Gerard Piqué (Gabriel Milito aos 24'/2T), Javier Mascherano e Adriano; Sergio Busquets, Xavi Hernández (Pedro Rodríguez aos 20'/2T) e Seydou Keita; Ibrahim Afellay, Lionel Messi e David Villa (Jeffren Suárez aos 29'/2T). Técnico: Pep Guardiola.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo