Sem categoria

Barça, Roma, Inter e Sevilla avançam na LC

Barcelona, Roma, Internazionale e Sevilla se classificaram nesta terça-feira para as oitavas-de-final da Liga dos Campeões. Eles se juntam a Manchester United e Arsenal, que foram os primeiros times a garantir passagem para a etapa eliminatória da competição, no ano que vem.

O Barça cedeu a igualdade por duas vezes contra o Lyon, no estádio Gerland, mas o empate por 2 a 2 serviu para assegurar a vaga e o primeiro lugar no grupo E. Pelo grupo F, a Roma goleou o Dynamo Kiev por 4 a 1 e conquistou o segundo lugar. O primeiro é do Manchester United, que venceu o Sporting por 2 a 1, de virada.

No grupo G, a vitória da Inter por 3 a 0 sobre o Fenerbahçe, construída no segundo tempo, deu ao time nerazzurro a primeira colocação. O Sevilla assumiu a liderança do grupo H ao fazer 3 a 1 no já classificado Arsenal, no estádio Sánchez Pizjuán.

Barcelona classificado

O Barcelona teve o melhor início possível. Logo aos 3 minutos de jogo, o jovem Bojan Krkic cruzou rasteiro para Andrés Iniesta, que concluiu de pé direito. O empate do Lyon, no entanto, não demorou a chegar. Juninho Pernambucano cobrou falta da intermediária e viu a bola passar por todo mundo antes de morrer nas redes.

Antes do intervalo, o técnico do Barça, Frank Rijkaard, foi expulso por reclamar com o árbitro italiano Stefano Farina. O técnico assistiu das tribunas ao segundo gol, marcado de pênalti por Lionel Messi aos 13 minutos da etapa final.

A animosidade entre os jogadores, que já havia se manifestado no primeiro tempo, ficou mais nítida depois da penalidade. As jogadas ficaram mais ríspidas, e Farina mostrou quatro cartões amarelos (Juninho, Messi, Xavi e Carles Puyol) nos três minutos seguintes. Ronaldinho, que começou na reserva, entrou no lugar de Eidur Gudjohsen aos 26 minutos.

Aos 34, Abidal cometeu pênalti em Kader Keita e Juninho não falhou, marcando seu segundo gol da noite e restabelecendo a igualdade. A derrota do Rangers na Alemanha diminuiu o prejuízo do Lyon, mas o hexacampeão francês ainda terá de vencer em Glasgow na última rodada para se classificar, já que leva desvantagem no confronto direto – ambos têm 7 pontos.

No estádio Gottlieb-Daimler, Charles Adam marcou para o Rangers aos 27 minutos, logo depois de entrar em campo na vaga do lesionado McCulloch. O lance começou no escanteio cobrado por DaMarcus Beasley, que o zagueiro Carlos Cuéllar ajeitou de cabeça para a conclusão de Adam.

Nos acréscimos do primeiro tempo, após um escanteio cobrado curto por Thomas Hitzlsperger, o Stuttgart chegou ao empate. Pavel Pardo bateu rasteiro e o brasileiro Cacau desviou de letra, tirando do goleiro Allan McGregor. Aos 17 do segundo, Pardo fez o gol da virada, chutando de fora da área depois da jogada de Andreas Beck pela direita e contando com um pequeno desvio.

Barry Ferguson empatou para o Rangers aos 25 minutos. Uma saída de bola ruim do goleiro Raphael Schäfer permitiu a Steven Naismith tomar a bola no ataque e cruzar para Ferguson, que tocou para o gol aberto. A vitória do Stuttgart só foi definida a cinco minutos do final, pelo romeno Ciprian Marica.

Goleada garante a Roma

Logo aos 4 minutos de jogo em Kiev, a falta cobrada por Christian Panucci colocou a Roma em vantagem. Ludovic Giuly ampliou aos 32, driblando o goleiro Olexandr Rybka antes de concluir. Quatro minutos depois, Mirko Vucinic fez o terceiro. O montenegrino recebeu de Giuly e tocou da entrada da área, na saída de Rybka.

O Dynamo tentou voltar para o jogo aos 18 do segundo tempo, quando Ismaël Bangoura marcou após jogada de Maksim Shatskikh pela esquerda. Vucinic, no entanto, acabou com as esperanças da equipe da casa aos 33 minutos, marcando o quarto da Roma.

Em Old Trafford, o lateral-direito Abel marcou para o Sporting aos 21 minutos do primeiro tempo. Ele recebeu de Miguel Veloso e surpreendeu o goleiro Tomasz Kuszczak com um disparo rasteiro.

O argentino Carlos Tevez saiu do banco de reservas no intervalo e empatou aos 16 da segunda parte. Patrice Evra arrancou pela esquerda e rolou para Cristiano Ronaldo, cujo chute foi desviado por Tevez para as redes. Quando tudo apontava para o empate, Ronaldo marcou nos acréscimos e completou a virada.

Com 15 pontos, cinco a mais que a Roma, o Manchester United garantiu o primeiro lugar. O Sporting, terceiro colocado com 4 pontos, vai para a Copa Uefa, já que o Dynamo ainda não pontuou.

Virada e vaga para o Sevilla

O Arsenal saiu na frente do Sevilla aos 11 minutos do primeiro tempo, com Eduardo da Silva. O atacante da Croácia dominou no peito o cruzamento de Nicklas Bendtner pela direita e marcou de pé esquerdo.

Aos 24, o Sevilla empatou com uma bomba de fora da área de Seydou Keita, que aproveitou uma bola mal afastada pela defesa do Arsenal. A virada chegou aos 34, com Luís Fabiano, que confirmou seu bom momento ao marcar de cabeça após falta cobrada por Daniel Alves. Frédéric Kanouté definiu o placar aos 44 do segundo tempo, ao sofrer pênalti de Kolo Touré e converter: 3 a 1.

No outro jogo do grupo, Steaua Bucareste e Slavia Praga empataram por 1 a 1. Valentin Badea marcou aos 12 minutos do primeiro tempo para o Steaua, mas Zdenek Senkerik empatou aos 33 do segundo e deu ao Slavia a vaga na Copa Uefa. O time tcheco é o terceiro colocado com 5 pontos, contra apenas 1 do Steaua.

Inter decide no segundo tempo

A vitória do PSV em Moscou impediu que Inter e Fenerbahçe entrassem em campo classificados. Após um primeiro tempo sem gols, a equipe de Milão selou a classificação na segunda parte.

Julio Cruz mostrou oportunismo para marcar aos 10 minutos. A bola cruzada por Maxwell pela esquerda desviou em Edu Dracena e no peito do argentino antes de entrar. Aos 21, Zlatan Ibrahimovic recebeu de Cristian Chivu e teve tempo de parar a bola e acertar um chute preciso para ampliar a vantagem. Luis Jiménez fechou o placar já nos acréscimos.

A Inter tem 12 pontos e já garantiu a primeira posição. O Fenerbahçe é o segundo com 8 pontos, contra 7 do PSV. O CSKA, com 1 pontos, está fora da disputa. Na última rodada, o Fenerbahçe recebe o CSKA e o PSV pega a Inter em Eindhoven.

Confira os resultados desta terça-feira pela Liga dos Campeões:

Grupo E
Lyon 2×2 Barcelona
Stuttgart 3×2 Rangers

Grupo F
Dynamo Kiev 1×4 Roma
Manchester United 2×1 Sporting

Grupo G
CSKA Moscou 0x1 PSV
Internazionale 3×0 Fenerbahçe

Grupo H
Sevilla 3×1 Arsenal
Steaua Bucareste 1×1 Slavia Praga

Veja a classificação dos grupos

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo