Portugal

Yaremchuk não conteve as lágrimas diante dos aplausos massivos que a torcida do Benfica ofereceu para apoiar a Ucrânia

Yaremchuk ganhou a braçadeira de capitão e saiu do banco muito aplaudido pelos torcedores no Estádio da Luz

Os gestos de apoio ao povo ucraniano se reproduzem em diversos estádios de futebol pela Europa. Um dos momentos mais arrepiantes aconteceu neste domingo, no Estádio da Luz, onde o Benfica enfrentava o Vitória de Guimarães pelo Campeonato Português. Aos 17 minutos do segundo tempo, Darwin Núñez deu lugar a Roman Yaremchuk. O jogador ucraniano foi aplaudido de pé pela torcida benfiquista, que fez questão de escancarar seu apoio ao atacante e ao seu país neste momento delicado. Ele também ganhou a braçadeira de capitão. O substituto sentiu a emoção à flor da pele e não escondeu as lágrimas, em instantes arrepiantes.

Yaremchuk ficou em evidência na última semana com o Benfica. O atacante anotou o gol de empate por 2 a 2 contra o Ajax pela Champions League, saindo do banco e participando ativamente da reação encarnada no duelo. Além disso, durante a comemoração do tento, o centroavante exibiu uma camisa com o desenho do Tryzub, símbolo nacional da Ucrânia. Sinalizava o apoio ao seu povo. Os ataques da Rússia contra o seu país se iniciaram horas depois, no dia seguinte.

Desta vez, Yaremchuk não precisou participar dos gols para a sua importância e sua representatividade ficarem claras. Diversos cartazes com a bandeira ucraniana foram levados pela torcida do Benfica, inclusive em apoio ao atacante. Já a braçadeira de capitão dava um peso central ao centroavante, contratado nesta temporada. Depois do jogo, em suas redes sociais, Yaremchuk publicou uma mensagem de agradecimento: “Caros torcedores do Benfica, companheiros de equipe, staff, gestão e apenas o povo de Portugal. Toda a Ucrânia agradece seu apoio. O povo ucraniano se lembrará desse momento pelo resto de suas vidas. Seu aplauso não é para mim, seu aplauso para todas as pessoas e soldados que protegem minha família, meus amigos e toda a Ucrânia”.

O Benfica venceu o Vitória de Guimarães por 3 a 0. Gonçalo Ramos marcou o primeiro gol, enquanto Darwin Núñez assinalou os outros dois. O brasileiro Gilberto também foi destaque com duas assistências. O Benfica é o terceiro colocado no Campeonato Português, com 54 pontos, dez abaixo do líder Porto. O Vitória de Guimarães é o sexto.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo