Portugal

Taremi é o destaque de um Porto cada vez mais perto do título e já garantido na Champions

Goleada por 7 a 0 neste sábado garantiu ao Porto a participação na Champions League, aumentou a distância para o Sporting e acabou com as chances matemáticas do Benfica

O Porto conseguiu uma vitória arrasadora no sábado de Páscoa pelo Campeonato Português que teve sabor especial de diversas formas. Primeiro, porque foi uma goleada por 7 a 0 sobre o Portimonense, em uma grande atuação no Dragão. Segundo, porque no mínimo mantém uma distância grande do Sporting na disputa pelo título. E terceiro porque acabou com as chances matemáticas do Benfica de disputar o título da liga. O nome do jogo foi o iraniano Mehdi Taremi, que tem sido uma das grandes estrelas da atual temporada.

A partida neste sábado contou com mais uma grande atuação do iraniano. Ele foi autor de três gols na partida, em mais um jogo memorável. Ele chegou a 18 gols na liga, o que o coloca como vice-artilheiro, atrás apenas de Darwin Núñez, do Benfica, que tem 24 gols e parece ser quem vai ficar mesmo com a artilharia, a não ser que algo excepcional aconteça.

Independente da artilharia, Taremi tem sido um jogador fundamental ao Porto, especialmente desde a saída de Luis Díaz. Se ele já brilhava antes da saída do colombiano, mais ainda sem ele, até por acabar ocupando aquela faixa pelo lado esquerdo que o sul-americano fazia tão bem. Alto e forte, com 1,87 metro de altura, consegue atuar com velocidade pelos lados do campo, ao mesmo tempo que chega muito bem em diagonal para finalizar.

O Portimonense não é um time tão ruim a ponto de ser goleado com tanta facilidade, mas foi uma partida das piores da equipe, que ainda errou em um nível que não se pode errar diante do líder do campeonato. Por isso, o Porto construiu uma vantagem de 4 a 0 ainda no primeiro tempo, com gols de Taremi (duas vezes), Grujic e do brasileiro Evanílson. Na segunda etapa, viram mais um gol de Taremi, um de Pepê (ex-Grêmio) e outro de Evanílson.

Com a vitória do sábado, o porto ainda alcançou uma marca histórica: 58 jogos sem perder na liga. É o recorde nacional de partidas invictas e igualou a marca de dois clubes que já fizeram o mesmo: Milan e Olympiacos. É o maior número de partidas invictas se consideramos as maiores ligas da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Portugal e Holanda). O recorde absoluto na Europa é do Steaua Bucareste, que ficou 104 jogos invictos de 1986 a 1989 – vale lembrar que o time foi campeão da Copa dos Campeões da Europa em 1986.

Na disputa pelo título, o Porto segue em primeiro lugar na Primeira Liga com 82 pontos, seguido pelo Sporting (que enfrenta o Benfica neste domingo, confira a Programação de TV) com 73 pontos. O Benfica, com 64, não tem mais chances de título, já que restam cinco jogos para os encarnados e, mesmo vencendo todos, não alcançará mais a pontuação dos Dragões.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo