Portugal

Sporting busca a virada contra o Benfica na final e leva mais um título na Taça da Liga de Portugal

O Sporting foi melhor ao longo dos 90 minutos, mas precisou virar o placar em Leiria, com grande atuação de Sarabia

O Sporting construiu uma dinastia na Taça da Liga de Portugal durante os últimos anos. Três dos quatro últimos títulos ficaram com os leoninos. Curiosamente, a única brecha nesta sequência teve troféu para o Braga de Rúben Amorim, atual comandante sportinguista. E a hegemonia na competição seria renovada neste sábado, com a vitória sobre o Benfica na decisão em Leiria. Os encarnados até saíram em vantagem no placar, mas o Sporting de fato foi melhor ao longo da noite. Construiu a virada por 2 a 1, alcançada muito graças à ótima atuação de Pablo Sarabia.

O Sporting começou a partida em cima do Benfica, que tinha dificuldades para sair jogando. Porém, a presença ofensiva dos leoninos não deu muito resultado e os encarnados abriram o placar aos 23 minutos. Seria uma grande jogada de Everton Cebolinha, que recebeu o passe dentro da área, antes de fintar o marcador e acertar um chute forte no alto da meta de Antonio Adán. Na sequência da primeira etapa, os sportinguistas tentaram responder. A equipe foi mais agressiva na frente, mas o goleiro Odysseas Vlachodimos realizou boas defesas e Pablo Sarabia acertou a trave num lance impedido.

O Sporting não demorou a buscar o empate no segundo tempo. Aos quatro minutos, a partir de um escanteio cobrado por Sarabia, Gonçalo Inácio saltou na risca da pequena área e cabeceou cruzado para as redes. O jogo ficou mais pegado na sequência, com vários cartões, mas os sportinguistas ainda eram melhores e exploravam as jogadas em profundidade. Paulinho poderia ter dado a virada aos 28, num chute forte que carimbou o travessão. O protagonismo ficou com Sarabia, que fez o gol decisivo aos 33. Pedro Porro deu um excelente passe longo para o espanhol, que ganhou da marcação na velocidade. Sarabia dominou livre na área e definiu diante de Vlachodimos. No fim, os benfiquistas até buscaram uma pressão, mas sem ameaçar de verdade.

O Sporting conquista a Taça da Liga de Portugal pela quarta vez, com todos os seus troféus erguidos desde 2018. Só o Benfica possui mais títulos, com oito. Já o técnico Rúben Amorim desfruta o tri consecutivo, considerando também o feito com o Braga. A taça vem num momento para recobrar a confiança, diante das derrotas recentes que afastaram os sportinguistas da liderança do Campeonato Português, seis pontos atrás do Porto. Já os benfiquistas, num período delicado de transição, sofrem mais um golpe em seu ânimo.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo