Portugal

Sporting anuncia a contratação do prodígio Issahaku, sensação da seleção de Gana

Presente na última Copa Africana de Nações, o ponta de 18 anos estava acertado com o Sporting há meses

Abdul Fatawu Issahaku ganhou suas primeiras convocações para a seleção de Gana em 2021, pouco depois de completar 17 anos. E a pouca idade não foi impeditivo para o prodígio se firmar com os Estrelas Negras. Presente na última Copa Africana de Nações, o novato seria inclusive titular no vexame contra Comores. Não se queimou e, reconvocado para a fase decisiva das Eliminatórias, teve boas atuações contra a Nigéria, no embate que selou a presença dos ganeses na Copa do Mundo. E, com as perspectivas de ir para o Catar, o adolescente passará os próximos meses na Europa. Nesta quarta-feira, Issahaku foi anunciado como novo reforço do Sporting, em negócio alinhado anteriormente.

A carreira meteórica de Issahaku se limitou ao próprio Campeonato Ganês. O ponta surgiu no modesto Steadfast, clube da cidade de Tamale que joga a segundona local. Mesmo assim, o jovem se destacou o suficiente para ser convocado à seleção sub-20. Arrebentou no Campeonato Africano Sub-20 de 2021, campeão e eleito o melhor jogador do torneio com apenas 16 anos. Em junho, ganharia sua primeira convocação à seleção principal. Já em outubro, ele terminou emprestado ao Dreams, clube famoso pela formação de talentos. Foram seis gols em sete partidas na primeira divisão de Gana, até se juntar à seleção na CAN. Depois disso, o Steadfast solicitou seu retorno, com sua venda para a Europa já engatilhada.

O Sporting não foi o único clube europeu a crescer os olhos sobre Issahaku. Liverpool e Bayer Leverkusen se aproximaram do negócio, mas o Sporting assinou um pré-contrato ainda em 2021. Os leoninos teriam fechado o acordo em fevereiro, mas esperaram a chegada do ponta após completar 18 anos. Ganharam um atleta de nível internacional.

Issahaku assinou contrato por cinco anos e terá uma cláusula de rescisão avaliada em €60 milhões. A princípio, vai se juntar à equipe sub-23 dos leoninos e deverá permanecer por lá até o final da temporada, por chegar fora da janela de transferências. Mas, pelo bom futebol exibido com a seleção de Gana, é bem provável que ganhe em breve suas chances no primeiro quadro quando estiver adaptado. O técnico Rúben Amorim possui uma ótima capacidade para lançar talentos e isso não deve ser entrave.

“Estou muito feliz por estar aqui, é fantástico. Receberam-me muito bem”, afirmou Issahaku, em sua apresentação. “Há muitas diferenças entre o futebol que estava a jogar e o Sporting. Isso vai me fazer crescer mais. Os ganeses acreditam em mim e tive oportunidades bem cedo. Tornaram meu sonho possível e, sem isso, não estaria aqui”.

Issahaku indica boa maturidade em campo, apesar da idade, pela tomada de decisões e pela criatividade. A forma como emplaca na seleção de Gana não parece à toa. Acaba sendo um excelente negócio do Sporting, por aquilo que o adolescente poderá oferecer em campo e até por aquilo que pode render num mercado não tão distante.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo