Seis anos depois, Gonçalo Guedes volta ao Benfica como um bom reforço de inverno por empréstimo
Sem emplacar no Wolverhampton, Gonçalo Guedes chega por empréstimo de seis meses ao Benfica

O Benfica fez um início de temporada muito forte. Até a pausa para a Copa do Mundo, os encarnados lideravam o Campeonato Português de maneira invicta e também haviam se classificado na primeira posição de seu grupo na Champions League, à frente de Paris Saint-Germain e Juventus. O time de Roger Schmidt perdeu um pouco de fôlego nas partidas recentes, mas garante reforços no mercado para ter mais qualidade na metade final da temporada. E um grande acréscimo no Estádio da Luz foi anunciado nesta quinta-feira: Gonçalo Guedes desembarca de volta ao clube que o formou, em empréstimo de seis meses sem opção de compra.
Gonçalo Guedes é cria das prolíficas categorias de base do Benfica. O ponta chegou ao clube ainda na infância e passou pelos diferentes níveis formativos. Sua estreia na equipe principal aconteceu em 2014/15, antes de se tornar uma das principais revelações dos encarnados nas duas temporadas seguintes. Foram 68 partidas pelo time principal das Águias, com 11 gols e 16 assistências. Saiu apenas quando o Paris Saint-Germain desembolsou €30 milhões em janeiro de 2017.
A carreira de Gonçalo Guedes não progrediu no PSG, com apenas 13 aparições pelo clube. O ponta só voltou a apresentar seu potencial pelo Valencia. Sua passagem pelo Mestalla teve altos e baixos, é verdade, mas seus melhores momentos pelo clube foram exuberantes. Esteve entre os melhores jogadores dos Ches em pelo menos três das cinco temporadas em que jogou por lá. O auge aconteceu em 2021/22, quando marcou 11 gols por La Liga e ainda liderou o time à final da Copa do Rei. Poderia buscar outros ares.
Agenciado por Jorge Mendes, Gonçalo Guedes aproveitou a ponte com o Wolverhampton para atuar na Premier League. Não era um clube tão condizente à qualidade do ponta, mas parecia ter condições de brigar por boas posições na tabela e a vitrine na Inglaterra valorizaria o português. Entretanto, aconteceu o contrário. Guedes não emplacou na equipe, que luta contra o rebaixamento, e logo passou a frequentar o banco de reservas. Sem ser utilizado por Julen Lopetegui nas últimas rodadas da liga, talvez tivesse chegado a hora de buscar novos ares. O Benfica era ótima pedida.
Seis anos depois, Gonçalo Guedes está de volta ao Estádio da Luz. É um jogador que pode atuar em diferentes posições no setor ofensivo, mas dá mais agressividade à ponta esquerda. Por qualidade individual e também capacidade de definição, não será surpresa se o novato se firmar entre os titulares. De qualquer maneira, já oferece também mais capacidade na rotação e mais possibilidades na montagem do time. Se o lusitano superar o mau momento no Wolverhampton e voltar à produtividade dos tempos de Valencia, é um baita reforço.
Gonçalo Guedes é a terceira novidade do Benfica no mercado de inverno. O clube também havia trazido outros dois jogadores neste mês de janeiro, mas mais cotados ao futuro: o ponta esquerda Andreas Schjelderup, de 18 anos, vindo do Nordsjaelland; e o centroavante Casper Tengstedt, de 22 anos, pinçado no Rosenborg. O dever dos benfiquistas no mercado vem sendo bem feito. Resta saber se o embalo dentro de campo vai continuar no momento decisivo da temporada.
❤️? Bem-vindo a casa, Gonçalo Guedes!#EuAmoOBenfica pic.twitter.com/6ijG8liXlU
— SL Benfica (@SLBenfica) January 20, 2023