Portugal

Seis anos depois, Gonçalo Guedes volta ao Benfica como um bom reforço de inverno por empréstimo

Sem emplacar no Wolverhampton, Gonçalo Guedes chega por empréstimo de seis meses ao Benfica

O Benfica fez um início de temporada muito forte. Até a pausa para a Copa do Mundo, os encarnados lideravam o Campeonato Português de maneira invicta e também haviam se classificado na primeira posição de seu grupo na Champions League, à frente de Paris Saint-Germain e Juventus. O time de Roger Schmidt perdeu um pouco de fôlego nas partidas recentes, mas garante reforços no mercado para ter mais qualidade na metade final da temporada. E um grande acréscimo no Estádio da Luz foi anunciado nesta quinta-feira: Gonçalo Guedes desembarca de volta ao clube que o formou, em empréstimo de seis meses sem opção de compra.

Gonçalo Guedes é cria das prolíficas categorias de base do Benfica. O ponta chegou ao clube ainda na infância e passou pelos diferentes níveis formativos. Sua estreia na equipe principal aconteceu em 2014/15, antes de se tornar uma das principais revelações dos encarnados nas duas temporadas seguintes. Foram 68 partidas pelo time principal das Águias, com 11 gols e 16 assistências. Saiu apenas quando o Paris Saint-Germain desembolsou €30 milhões em janeiro de 2017.

A carreira de Gonçalo Guedes não progrediu no PSG, com apenas 13 aparições pelo clube. O ponta só voltou a apresentar seu potencial pelo Valencia. Sua passagem pelo Mestalla teve altos e baixos, é verdade, mas seus melhores momentos pelo clube foram exuberantes. Esteve entre os melhores jogadores dos Ches em pelo menos três das cinco temporadas em que jogou por lá. O auge aconteceu em 2021/22, quando marcou 11 gols por La Liga e ainda liderou o time à final da Copa do Rei. Poderia buscar outros ares.

Agenciado por Jorge Mendes, Gonçalo Guedes aproveitou a ponte com o Wolverhampton para atuar na Premier League. Não era um clube tão condizente à qualidade do ponta, mas parecia ter condições de brigar por boas posições na tabela e a vitrine na Inglaterra valorizaria o português. Entretanto, aconteceu o contrário. Guedes não emplacou na equipe, que luta contra o rebaixamento, e logo passou a frequentar o banco de reservas. Sem ser utilizado por Julen Lopetegui nas últimas rodadas da liga, talvez tivesse chegado a hora de buscar novos ares. O Benfica era ótima pedida.

Seis anos depois, Gonçalo Guedes está de volta ao Estádio da Luz. É um jogador que pode atuar em diferentes posições no setor ofensivo, mas dá mais agressividade à ponta esquerda. Por qualidade individual e também capacidade de definição, não será surpresa se o novato se firmar entre os titulares. De qualquer maneira, já oferece também mais capacidade na rotação e mais possibilidades na montagem do time. Se o lusitano superar o mau momento no Wolverhampton e voltar à produtividade dos tempos de Valencia, é um baita reforço.

Gonçalo Guedes é a terceira novidade do Benfica no mercado de inverno. O clube também havia trazido outros dois jogadores neste mês de janeiro, mas mais cotados ao futuro: o ponta esquerda Andreas Schjelderup, de 18 anos, vindo do Nordsjaelland; e o centroavante Casper Tengstedt, de 22 anos, pinçado no Rosenborg. O dever dos benfiquistas no mercado vem sendo bem feito. Resta saber se o embalo dentro de campo vai continuar no momento decisivo da temporada.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo