Segundo lugar vago na Superliga

Com o título português definido há duas semanas, as atenções do resto da temporada voltam-se agora para a luta pelo segundo lugar – que dá direito a uma vaga direta na próxima Liga dos Campeões. E faltando apenas três rodadas para o fim do campeonato, tudo permanece indefinido – até porque os três postulantes a essa tropeçaram no último final de semana e mantiveram a briga em aberto.
O atual vice-colocado, o Vitória de Guimarães, apenas empatou fora de casa com a ameaçada Acadêmica (0 a 0) e desperdiçou uma bela chance de se distanciar no segundo lugar. Isso porque o Sporting, que aparece em terceiro, foi humilhado pelo União de Leiria, fora de casa, por 4 a 1. Detalhe: o Leiria é o último colocado do campeonato e virtual rebaixado para a segundona (só uma combinação improvável de resultados seria capaz de livrá-lo da degola).
Já o Benfica, no clássico com o Porto no Estádio do Dragão, não conseguiu ser páreo para o campeão. Perdeu “apenas” por 2 a 0, mas nunca chegou a incomodar os donos da casa. O passeio portista foi de tal ordem que o presidente do clube, Pinto da Costa, não desperdiçou a oportunidade de alfinetar o rival: “Gostei mais do primeiro gol. O segundo quase não era necessário para a nossa superioridade”.
De fato, as estatísticas da Liga Portuguesa mostram que tanto Benfica como Sporting não costumam jogar bem no primeiro tempo de cada partida: os dois clubes lisboetas, em 27 jogos disputados, somente em seis oportunidades chegaram ao intervalo em vantagem no placar – o que mostra bem as debilidades ofensivas e defensivas de suas equipes.
Semifinal da Taça é exemplo dessas debilidades
Algumas dessas debilidades puderam ser vistas na última quarta-feira (16 de abril), no derby lisboeta entre Sporting e Benfica, em uma das semifinais da Taça de Portugal. Ao fim do primeiro tempo, o placar do Estádio Alvalade Século XXI mostrava 2 a 0 para o Benfica. No segundo tempo, o que se viu foi uma festa de gols, com o Sporting virando o placar para 5 a 3. Foi a partida mais emocionante do ano em Portugal, e agora o Sporting faz a final contra o Porto, no próximo dia 18 de maio.
Mais uma vez, o Benfica paga o preço de ter trocado de treinador duas vezes nesta temporada. Fernando Santos deixou a equipe logo no início do campeonato, e o espanhol José Antonio Camacho fez o mesmo no mês passado. O técnico-interino, o ex-jogador Chalana, merecia melhor sorte a ter que gerir um grupo esfacelado e sem confiança.
De todo modo, o presidente do clube da Luz parece não estar muito preocupado com a instabilidade encarnada. Apesar de acreditar na reação de seus jogadores nos últimos três jogos do campeonato, o cartola desvalorizou a hipótese de não ficar com a segunda colocação: “Não podemos fazer alarido com uma eventual não qualificação para a Liga dos Campeões. Ninguém morre se o Benfica não for à Liga dos Campeões”.
As declarações foram dadas após uma visita de Vieira à Liga de Clubes, onde respondeu a um processo instaurado pela Comissão Disciplinar devido a denúncias de que havia “resultados viciados no futebol português”. A acusação do presidente benfiquista havia sido feita após o empate sem gols como Boavista, na cidade do Porto, no último dia 6 de abril.
Golo de Letra
Deixas criar às portas o inimigo,
Por ires buscar outro de tão longe,
Por quem se despovoe o Reino antigo,
Se enfraqueça e se vá deitando a longe!
Buscas o incerto e incógnito perigo
Por que a Fama te exalte e te lisonge
Chamando-te senhor com larga cópia,
Da Índia, Pérsia, Arábia e de Etiópia!
(Luís de Camões, Os Lusíadas, Canto IV – episódio do Velho do Restelo)



