Portugal

Roger Schmidt, sobre o futuro de Enzo Fernández no Benfica: “Quando se tem jogadores de grande talento, corremos sempre o risco de perdê-los”

Técnico do Benfica, Roger Schmidt falou sobre o risco de perder Enzo Fernández na sequência da temporada e também sobre a postura do argentino

Poucos jogadores se valorizaram tanto na Copa do Mundo quanto Enzo Fernández. O meio-campista deu outro equilíbrio à Argentina rumo ao tricampeonato e, merecidamente, deixou o torneio com o prêmio de melhor jovem. Diante da aproximação da janela de transferências, os rumores envolvendo o novato se ampliam. O Benfica chegou a publicar uma nota oficial nesta quinta-feira para reiterar sua intenção de permanecer com o jogador até o final da temporada, após declarações atribuídas ao presidente Rui Costa indicarem que estariam abertos a uma venda na casa dos €120 milhões – que bancaria a cláusula de rescisão. Já o técnico Roger Schmidt comentou o trabalho com o argentino nas próximas semanas.

“Até 31 de dezembro estamos seguros de que temos os jogadores todos e ninguém pode sair. Para já, estamos em véspera de jogo e estou tranquilo. Depois abre-se o mercado e, quando se tem jogadores de grande talento, corremos sempre o risco de perder jogadores. Para já, estamos concentrados no jogo de amanhã”, afirmou Roger Schmidt, antes do confronto com o Braga pelo Campeonato Português, nesta sexta-feira.

Enzo Fernández inclusive conversou com o técnico sobre seus próximos passos, mas o alemão preferiu não dar qualquer indicativo sobre o futuro: “Não posso revelar essas conversas. Quando falo com os jogadores, são coisas que guardo para mim. O que posso dizer é aquilo que já disse. Todos sabemos como é o futebol. Estes jovens têm oportunidades, e não se trata só do Enzo. Se tiverem oportunidades, têm de tomar decisões, e eu respeito-as. Posso aconselhá-los, mas eles só têm uma carreira. Se eu os puder convencer ou influenciá-los num determinado sentido, tento fazê-lo, mas aceito as suas decisões”.

Schmidt salientou que não está preocupado com a atitude de Enzo Fernández em campo: “Para estes jogadores, vencer o Mundial no meio da temporada… Normalmente quando se vence a Copa do Mundo vêm férias a seguir, mas agora é diferente. Jogaram o Mundial em dezembro. É difícil para os jogadores, é difícil voltarem a estar prontos para as competições domésticas, mas tanto o Otamendi como o Enzo sempre demonstraram uma grande atitude. Sempre com muita intensidade e ritmo em todos os jogos. São os únicos dois jogadores na nossa equipe que mantiveram o ritmo. Espero que amanhã aproveitem a oportunidade”.

Enzo Fernández chegou ao Benfica nesta temporada, comprado por €12 milhões junto ao River Plate. Os millonarios possuem 25% dos direitos econômicos numa venda futura, com os outros 75% pertencentes aos encarnados. O meio-campista soma 24 partidas pelos benfiquistas em seus primeiros meses na equipe, com três gols e cinco assistências. É uma das principais figuras no time que permanece invicto em 2022/23, com a liderança no Campeonato Português e a vaga nas oitavas de final da Champions League.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo