Portugal

O Sporting vira sobre o Santa Clara e fará o clássico contra o Benfica na decisão da Taça da Liga

Depois que o Benfica passou nos pênaltis pelo Boavista, o Sporting conseguiu evitar a zebra para se garantir na final

A Taça da Liga Portuguesa terá um clássico em sua decisão. Benfica e Sporting disputarão o título de 2021/22, em final marcada para o próximo sábado. Numa edição em que o Porto sucumbiu ainda na fase classificatória, os rivais lisboetas ficaram com o caminho aberto nas semifinais. Os benfiquistas se garantiram na terça-feira, com o triunfo nos pênaltis sobre o Boavista, depois do empate por 1 a 1 com bola rolando. Já os sportinguistas avançaram nesta quarta e precisaram buscar a virada por 2 a 1 sobre o Santa Clara, algoz dos portistas.

O Benfica passou pelo Boavista com gol de Everton Cebolinha. A defesa adversária cometeu uma pixotada imensa e o camisa 7 aproveitou, abrindo o placar aos 16 minutos. O empate do Boavista viria de pênalti, no início do segundo tempo, com Gustavo Sauer. Os axadrezados ainda esboçaram a virada, mas o goleiro Odysseas Vlachodimos salvou os encarnados com duas defesaças. Nos pênaltis, deu Benfica por 3 a 2. Pizzi e Jan Vertonghen perderam cobranças para os benfiquistas, mas os Panteras desperdiçaram seus três primeiros tiros, um defendido por Vlachodimos e outros dois para fora. Assim, Julian Weigl determinou a vitória.

Já o Sporting evitou a surpresa contra o Santa Clara, que recentemente tinha quebrado a invencibilidade do time no Campeonato Português. Os açorianos até abriram o placar, numa bela cobrança de falta de Lincoln que entrou no cantinho. Os lisboetas empataram no fim da primeira etapa, num infeliz gol contra de Mikel Villanueva. Antes do intervalo, o Santa Clara ainda mandou uma bola na trave. Já no segundo tempo, o jogo se abriu aos 20 minutos. Rui Costa cometeu um pênalti e foi expulso depois de um toque de mão na área. Pablo Sarabia cobrou e botou os leoninos em vantagem. O Sporting até poderia ter feito um placar maior, mas Paulinho desperdiçou um lance incrível no fim.

O Benfica é o maior vencedor da Taça da Liga e possui sete títulos, mas não é campeão desde 2016. A competição é dominada mais recentemente pelo Sporting, que levou suas três taças desde 2018 – e é o atual campeão. Enquanto isso, o Porto segue zerado em sua contagem, com quatro vices, e terá que esperar pelo menos por mais um ano para quebrar a escrita. Braga, Vitória de Setúbal e Moreirense também já foram campeões.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo