Portugal

O Sporting homenageia a eclosão de CR7 e os 20 anos do Alvalade na nova camisa

O Sporting lançou uma versão repaginada do uniforme utilizado na inauguração do Alvalade, em noite mágica do garoto Cristiano Ronaldo contra o Manchester United

Cristiano Ronaldo é o filho mais ilustre das categorias de base do Sporting. O atacante deixou o Estádio José Alvalade muito jovem, há duas décadas, e desde então só se reencontrou com a antiga torcida vestindo outras camisas. Mesmo assim, nada apaga o orgulho dos leoninos por revelarem um dos maiores da história. Tanto é que o clube lançou um uniforme comemorativo sobre os primórdios do craque. A terceira camisa dos sportinguistas levará até mesmo o apelido de CR7 no peito, no lugar do símbolo da Nike.

A nova camisa do Sporting serve para celebrar tanto o sucesso de Cristiano Ronaldo quanto os 20 anos da inauguração do Estádio José Alvalade. A camisa num tom mais escuro lembra a que os leoninos usaram em 6 de agosto de 2003, quando aconteceu a primeira partida do reconstruído estádio, em amistoso contra o Manchester United. Na ocasião, Cristiano Ronaldo tinha apenas 18 anos e brilhou na vitória por 3 a 1 dos lusitanos. Seria um duelo decisivo para maravilhar Sir Alex Ferguson e acelerar a transferência do garoto rumo à Inglaterra, ocorrida na semana seguinte.

Os detalhes da camisa

O novo uniforme do Sporting ficou até mais bonito que o usado há 20 anos, produzido pela Reebok. A Nike permitiu inclusive que seu símbolo do lado direito do peito fosse substituído pela marca de “CR7”. A camisa preta traz detalhes em dourado, como era a ideia de 20 anos atrás, sobretudo nas mangas e no contorno do escudo. Há também uma alusão às cinco Bolas de Ouro conquistadas por Ronaldo.

“Viaja no tempo conosco até 2003. É dia 6 de Agosto. Imagina que estás na inauguração do novo Estádio José Alvalade. O árbitro vai apitar para o início do jogo contra o Manchester United FC… Voltamos a este momento, recuperamos o melhor desse dia, o melhor destes 20 anos e o melhor do que é Made In Sporting. Convidamos-te agora a regressar ao futuro, 20 anos à frente e cinco Bolas de Ouro depois. É dia 6 de Agosto de 2023. É dia de aniversário da nossa casa e preparámos um presente muito especial para ti. Apresentamos-te a nossa nova Pele de Leão, inspirada no equipamento utilizado em 2003, em celebração dos 20 anos de vida do Estádio José Alvalade”, explica o Sporting, em sua nota oficial.

A passagem meteórica de Cristiano Ronaldo pelo Sporting

Formado pelas categorias de base do Sporting desde os 12 anos, Cristiano Ronaldo foi alçado à equipe principal em 2001/02, quando tinha 16 anos. O atacante levou mais um tempo para estrear, mas se tornou um nome importante do time na temporada 2002/03. Apresentou especialmente seu repertório de dribles e a habilidade na ponta, que caracterizavam seu jogo nos primeiros anos de carreira. Não à toa, vários clubes europeus cresceram os olhos sobre a promessa, até sua saída rumo ao United no verão de 2003.

O amistoso de inauguração do Estádio José Alvalade ganhou ares míticos. Foi a partida que realmente apresentou Cristiano Ronaldo no mais alto nível e que se tornou um passo fundamental em sua carreira. Os sportinguistas não contaram com seu projeto de craque por tanto tempo, mas teriam uma excelente lembrança do prodígio na partida que abriu a história de sua nova casa. É algo que levam no peito desde então e que se torna visível no novo uniforme.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo