Portugal

O Santa Clara teve o gosto de encerrar a invencibilidade do Sporting, com uma grande virada nos Açores

Protagonizado pelo brasileiro Lincoln, o Santa Clara provocou a primeira derrota do Sporting nesta edição do Campeonato Português

O Campeonato Português oferece uma ferrenha disputa nesta temporada. Porto e Sporting brigam palmo a palmo pela liderança. E os portistas podem abrir vantagem neste fechamento do primeiro turno, graças a uma inesperada derrota sportinguista. O time de Rúben Amorim perdeu sua invencibilidade na campanha, e contra um adversário modesto, o Santa Clara. Mesmo duas vezes atrás no placar, os desafiantes tiveram o gosto de buscar a virada por 3 a 2 nos Açores – um triunfo valioso em sua luta contra o rebaixamento. O ex-gremista Lincoln, dono da camisa 10, foi a estrela da zebra.

O Sporting dominou a posse de bola no primeiro tempo, mas a marcação alta do Santa Clara incomodava e os atuais campeões indicavam certa desorganização. Mesmo assim, os alviverdes abriram o placar logo aos dez minutos. João Palhinha chutou de longe e mandou a bola no canto. Os açorianos, em compensação, capitalizaram em seu melhor momento na etapa inicial. Depois de um lance de muito perigo, o empate veio na sequência, aos 30. Jean Patric estava na área para mandar a cabeçada no ângulo.

Na volta para o segundo tempo, o Sporting recobrou a dianteira aos cinco minutos. Pablo Sarabia definiu com categoria, de primeira, o lançamento de Pedro Gonçalves. Só que no minuto seguinte já saiu o empate do Santa Clara. Numa tabela pela esquerda, Lincoln definiu sozinho no meio da área. Os sportinguistas seguiam com mais volume, mas sem converter. A virada então surgiu num contra-ataque aos 33, em arrancada brilhante de Lincoln, que abriu a zaga inteira e rolou para Ricardinho mandar a sapatada nas redes. Os leoninos ainda insistiram no fim, mas sem precisão, com Paulinho falhando por centímetros nos acréscimos.

O Sporting estaciona nos 44 pontos, depois de 16 rodadas de invencibilidade. O Porto pode se isolar na liderança, em visita ao Estoril neste sábado. Já o Benfica pode se aproximar, com 37 pontos, ao receber o Paços de Ferreira no domingo. Do outro lado da tabela, o Santa Clara sobe ao 13° lugar. A equipe chega aos 16 pontos, quatro acima do Z-3.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo