Portugal

O Portimonense conseguiu o que o Barça não foi capaz: ganhou do até então invicto Benfica, no Estádio da Luz

O goleiro Samuel fechou o gol e, mesmo com o revés, o Benfica permanece no topo do Português

Após vencer o Barcelona na Champions League, Jorge Jesus disse que não precisava ensinar muito aos seus jogadores antes de enfrentar o Portimonense pelo Campeonato Português. Segundo o treinador, “os novos oponentes poderiam não ter os recursos ofensivos dos blaugranas, mas certamente se defenderiam melhor”. E os visitantes conseguiram algo no Estádio da Luz que o Barça não alcançou: a vitória. Num resultado surpreendente, o Portimonense ganhou por 1 a 0 e rompeu a invencibilidade dos encarnados, que pelo menos seguem na liderança da liga nacional. O goleiro Samuel teve papel fundamental, com uma série de defesaças que valeram o primeiro triunfo dos alvinegros dentro da Luz.

O primeiro tempo seria protagonizado por Samuel, goleiro do Portimonense. O brasileiro, revelado pelo Coritiba, chegou a fazer quatro defesas excepcionais. Rebateu um tiro à queima-roupa de Roman Yaremchuk, buscou uma falta de Alejandro Grimaldo que entraria na gaveta, bloqueou Rafa Silva no mano a mano e até gol contra evitou com muita agilidade. Odysseas Vlachodimos, por sua vez, também fez sua defesaça em bomba de Aylton Boa Morte do outro lado.

Quando Samuel finalmente foi vazado, no início do segundo tempo, Yaremchuk estava impedido. E o Portimonense encontrou-se com a vitória aos 21, com ajuda de outros dois brasileiros, crias da base do São Paulo. Num escanteio fechado que Lucas Fernandes cobrou, Lucas Possignolo se antecipou para completar de cabeça. O Benfica pressionou no restante do jogo em busca da reação, o que não aconteceu. Fali Candé chegou a salvar uma bola em cima da linha e Nicolás Otamendi acertou a trave no finalzinho.

O Benfica tinha vencido os sete primeiros jogos pelo Campeonato Português e permanece com 21 pontos. Porto e Sporting aparecem logo atrás, com 20. Os portistas venceram de virada o Paços de Ferreira por 2 a 1 neste sábado, com um gol decisivo do lateral Wendel, enquanto os sportinguistas superaram o Arouca por 2 a 1, com Matheus Nunes abrindo o placar. Já o Portimonense é o quinto, num bom início de campanha, com 14 pontos.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo