Num clássico movimentado, o Sporting adiou o título do Benfica, mas o empate sofrido custou a vaga na Champions
O Sporting não deixou o Benfica comemorar o título português no Estádio José Alvalade, mas seu empate acabou por confirmar a presença do Braga na Champions, com os alviverdes relegados à Liga Europa

O Benfica poderia conquistar o Campeonato Português neste domingo, dentro do Estádio José Alvalade, em pleno clássico. Poderia, porque o Sporting não deixou. Mesmo sem qualquer esperança de conquistar a taça, os leoninos não permitiram a festa benfiquista em sua casa. Foi um clássico bastante movimentado. Os alviverdes fizeram um excelente primeiro tempo, em que abriram dois gols de vantagem e mandaram nos rivais. Os encarnados reagiram na segunda etapa e buscaram o empate por 2 a 2 nos acréscimos finais. Com isso, o Benfica permanece com dois pontos de vantagem na liderança e a disputa com o Porto se arrastará à rodada final. Mais abaixo, o Sporting lamenta pelas consequências: o resultado confirma o time fora da próxima Champions, sem mais chances de alcançar o Braga em terceiro.
O Sporting sobrou durante o primeiro tempo no Alvalade. Tinha mais posse de bola, conseguia ser mais perigoso e não dava escape para o Benfica. Ainda assim, levou um tempo para o gol sair. Pote perdeu chance enorme, ao furar na pequena área, aos 21 minutos. Depois, Odysseas Vlachodimos realizou uma ótima defesa numa pancada de Ricardo Esgaio no alto. O gol ia amadurecendo, até sair aos 39. António Silva falhou na hora de cortar. Trincão recebeu livre na área e tentou duas vezes o chute. Parou a primeira em Vlachodimos, mas ainda aproveitou o rebote para marcar. Já o segundo gol saiu aos 44. Nuno Santos cobrou escanteio e Ousmane Diomande cabeceou livre para as redes.
O segundo tempo ofereceu um jogo completamente distinto. O Benfica saiu para a pressão. A insistência dos encarnados começou cedo, com Fredrik Aursnes se apresentando bastante, após ser deslocado da lateral para o meio. Petar Musa também assustou aos 23. Já o primeiro gol benfiquista saiu aos 26, com o próprio Aursnes. Após o cruzamento da esquerda de Alejandro Grimaldo, o norueguês desviou de leve na bola para mandar no canto. O Sporting realizou quatro alterações em sequência, o que esfriou a empolgação do Benfica por um momento. Paulinho poderia ter definido o resultado aos 41, ao fintar António Silva na área e ficar pronto para o gol, mas carimbar Vlachodimos. E o erro teria seu preço, com o empate do Benfica aos 49 minutos. Numa bola alçada, os encarnados tiveram uma sequência de finalizações até João Neves estufar as redes.
O Benfica fica com 84 pontos, na liderança do Campeonato Português, contra 82 pontos do Porto. A tabela, no entanto, ajuda os encarnados. Os benfiquistas encerram a campanha no Estádio da Luz contra o Santa Clara, lanterna e já rebaixado. Já os portistas recebem no Estádio do Dragão o Vitória de Guimarães, que vai para a Conference League. Em caso de empates de pontos, o Benfica possui saldo superior. Já o Sporting, com 71 pontos, sabe que vai para a Liga Europa. Na quarta colocação, o time não pode mais alcançar o Braga, que se confirma nas preliminares da Champions na terceira colocação e com quatro pontos a mais.