Portugal

Num clássico de final cardíaco, o Porto segurou o empate na Luz e deve relegar o Benfica de novo às preliminares da Champions

Com o resultado, o Porto mantém a vantagem de quatro pontos na vice-liderança e o Sporting fica a uma vitória do título

O Estádio da Luz recebeu um clássico decisivo ao Campeonato Português nesta quinta-feira. Com o Sporting longe na tabela, Benfica e Porto se enfrentavam principalmente para ver quem ficaria na segunda colocação – assegurando a vaga direta na fase de grupos da Champions League. E se o empate por 1 a 1 deixa os sportinguistas a uma vitória do título, o resultado acaba mesmo assim comemorado pelos portistas. Os visitantes foram até mais consistentes ao longo do duelo em Lisboa, mas se safaram de tomar o segundo gol nos acréscimos do segundo tempo, com um tento anulado por impedimento. Com isso, o time de Sérgio Conceição encaminha o vice-campeonato e deve relegar os benfiquistas mais uma vez às preliminares da Champions.

O primeiro tempo pendia ao Porto durante os primeiros minutos, com as principais chances e uma grande oportunidade perdida por Mehdi Taremi na risca da pequena área. No entanto, o Benfica acabou marcando o primeiro gol, aos 23. Cebolinha se desvencilhou de dois marcadores e tabelou com Pizzi, antes de arriscar o chute da entrada da área. Acertou o cantinho de Agustín Marchesín e correu para o abraço. Os portistas apertaram no restante do primeiro tempo, mas também deram sorte. Os benfiquistas ganharam um pênalti no final, que terminou anulado por impedimento. Era um clássico tenso, de poucos espaços.

A história se repetiu também no início do segundo tempo, aliás. O Porto tentava correr atrás do prejuízo, quando o Benfica teve um pênalti a seu favor. De novo, corretamente, o árbitro reverteu ao revisar no VAR. Diante da necessidade, Sérgio Conceição colocou o time para frente. E as mudanças deram o empate, aos 31. Um dos substitutos, João Mário fez jogadaça pela direita e cruzou para Matheus Uribe concluir às redes. Com isso, o clássico mudava de figura, já que a vitória era muito mais urgente aos encarnados. Os portistas seguiram com mais posse e gastavam o tempo. Porém, a loucura tomaria conta dos minutos finais em Lisboa.

O Benfica já poderia ter marcado o segundo aos 46, num contra-ataque. Adel Taarabt chutou de fora da área, Marchesín desviou e a bola bateu no travessão. O clássico se tornou uma correria, com os dois times desesperados pelo gol. E o Porto respiraria aliviado por se livrar do segundo graças a centímetros. Em outro contragolpe, os benfiquistas balançaram as redes. Darwin Núñez fez grande jogada, Diogo Gonçalves ajeitou e Pizzi mandou para dentro. Contudo, no momento em que foi lançado, o uruguaio estava impedido. Pepe, ao segurar o passo, acabou sendo determinante para safar os dragões e assegurar o empate.

O Sporting encerra a rodada com 79 pontos, oito a mais que o Porto, com mais três partidas por fazer. O título leonino será confirmado com um tropeço dos portistas contra o Farense na segunda-feira ou com uma vitória em cima do Boavista na terça. Já o Porto, com 71 pontos, fica quatro pontos à frente do Benfica e dificilmente será ultrapassado na zona de classificação à fase de grupos da Champions. Os benfiquistas muito provavelmente voltarão às preliminares, de onde não passaram nesta temporada. Com 67 pontos, ao menos, o time não corre muitos riscos em relação ao Braga logo abaixo. Os bracarenses perderam fôlego na reta final, oito pontos atrás, deverão se contentar com a Liga Europa.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!