Portugal

Mourinho: ‘Surpreende quando pessoas que não fizeram nada conseguem trabalho nos grandes times’

Declaração enigmática do técnico na Itália é vista como possível indireta a ex-clubes

José Mourinho passou parte de seus 62 anos nos palcos do futebol italiano e retorna a um deles como técnico do Benfica nesta quarta-feira (21) para o confronto contra a Juventus no Allianz Stadium, às 17h (de Brasília), pela Champions League.

Ao projetar o duelo durante entrevista coletiva, o português relembrou os tempos em que esteve na Internazionale e principalmente na Roma e falou de modo particular sobre Luciano Spalletti, treinador da Velha Senhora.

Mourinho foi questionado se estaria surpreso ao ver o veterano Spalletti, de 66 anos, assumir a Juve, e negou.

Para mim, é uma surpresa quando técnicos sem história têm a oportunidade de treinar os clubes mais importantes do mundo. Para mim, isso é uma grande surpresa. Quando Milan contratou Max (Allegri), quando a Juventus contratou Luciano (Spalletti), ou quando a Roma contratou Gasperini, não foi uma surpresa para mim. A surpresa é quando pessoas que não fizeram nada conseguem trabalho nos grandes times e com mais responsabilidade — disparou.

Um jornalista presente também perguntou ao português se ele treinaria a Juventus caso houvesse proposta, e a resposta foi direta: “Claro”.

Indireta de Mourinho? Declaração abre brecha para especulações

A fala de Mourinho sobre “técnicos sem história” não menciona nomes ou times, mas abriu margem para que fosse ligada a Álvaro Arbeloa e Real Madrid, conforme ressaltou a “Sky Sports”.

Arbeloa tem 43 anos e alcançou a primeira experiência como treinador a nível profissional ao assumir o gigante espanhol em janeiro.

O ex-jogador trilhou todo o caminho fora das quatro linhas nos Merengues. Integrou a área técnica do clube nas categorias de base entre 2020 e 2026, até ser o escolhido para substituir Xabi Alonso.

Álvaro Arbeloa, sob o comando do Real Madrid (Foto: Imago)
Álvaro Arbeloa, sob o comando do Real Madrid (Foto: Imago)

Outros clubes que já tiveram Mourinho no corpo técnico também foram colocados como potenciais alvos da declaração enigmática no jornal “Metro”.

É o caso do Chelsea, agora treinado por Liam Rosenior, do Manchester United, sob o comando de Michael Carrick, e ainda da Inter de Milão de Cristian Chivu.

Rosenior, de 41 anos, deixou o Strasbourg após quase dois anos (entre 2024 e 2026) para voltar à Inglaterra e liderar o projeto dos Blues no lugar de Enzo Maresca. Ele tinha na bagagem 153 jogos de experiência.

Carrick se tornou o técnico interino dos Red Devils depois que Ruben Amorim foi demitido. A expectativa é que ele fique no cargo apenas até o final da temporada.

Aos 44 anos, o ex-atleta tinha no currículo o posto de assistente técnico do United (entre 2018 e 2021) e treinador principal do Middlesbrough (de 2022 a 2025) antes de aceitar o desafio em Old Trafford no começo deste ano.

Chivu, por sua vez, tinha feito apenas 13 jogos como técnico do Parma quando recebeu a proposta da Internazionale. Ele já havia passado pela área nas categorias de base do clube e substituiu Simone Inzaghi no profissional em junho passado, à época, com 44 anos.

Foto de Milena Tomaz

Milena TomazRedatora de esportes

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da Trivela. Antes, passou por Premier League Brasil, ESPN e Estadão. Se formou em Comunicação Social em 2019.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo