Portugal

Matheus Nunes confirma que, apesar da convocação recente do Brasil, escolheu a seleção de Portugal

Matheus Nunes conversou com Fernando Santos e Tite, mas preferiu jogar pelo país onde mora desde os 13 anos

A convocação de Matheus Nunes por Tite gerou surpresa geral na última Data Fifa, mas o meio-campista não chegou a se apresentar à seleção brasileira. O jovem não tinha completado a vacinação e, por conta das restrições sanitárias, acabou cortado da lista pouco depois. A ausência, por tabela, garantia mais tempo para Matheus decidir qual equipe nacional defenderia, após obter a cidadania portuguesa. E, nesta semana, o jogador do Sporting confirmou que vai mesmo atuar pela seleção de Portugal, após mudar-se ao país com apenas 13 anos e construir toda a sua carreira nos clubes locais.

“Já tomei uma decisão. Falei com ambos os selecionadores e, depois de pensar muito com a minha família e com o meu padrinho, cheguei à conclusão de que o melhor para mim era jogar pela seleção portuguesa. Acho que vou ser mais feliz aqui, a minha família disse o mesmo”, afirmou Matheus Nunes, na coletiva de imprensa antes do duelo contra o Borussia Dortmund, pela Champions League.

“Foi muito difícil, foi a decisão mais difícil da minha carreira, porque cheguei a Portugal com treze anos. Já me sinto português, tenho muitos dos hábitos e da cultura daqui de Portugal. Quando recebi a chamada do Brasil na primeira vez foi um orgulho muito grande, porque tinha esse sonho desde criança, quando ainda morava no Brasil, mas tive de decidir entre uma seleção e a outra e acho que tome a decisão certa. Vamos ver”, concluiu o meio-campista.

Matheus Nunes estava na mira da seleção portuguesa e, depois de obter a nacionalidade, chegou a ser incluído na lista de 40 pré-convocados por Fernando Santos durante a última Data Fifa. Porém, ao mesmo tempo, Tite decidiu chamar o meio-campista diante da possibilidade de perdê-lo para Portugal. Os trâmites sanitários concederam mais tempo ao jogador de 23 anos, podendo avaliar melhor suas alternativas e conversar com os técnicos. Segundo o jornal O Jogo, Fernando Santos prometeu dar uma chance ao sportinguista em suas próximas convocatórias.

Matheus Nunes fez sua primeira temporada completa com o time principal do Sporting em 2020/21. O meio-campista era reserva, mas um nome importante na rotação de Rubén Amorim e marcou gols decisivos na conquista do Campeonato Português, sobretudo contra Benfica e Braga. Na atual temporada, o jovem ganhou a posição após a saída de João Mário e tem sido um dos destaques da equipe. Porém, a oportunidade na seleção brasileira causava certa estranheza, pelo curto período em alto nível. Considerando a própria relação criada com Portugal, a decisão final de Matheus Nunes parece fazer mais sentido.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo