É uma pena a lesão de Lucas Veríssimo, fora do restante da temporada após deslanchar com o Benfica
Lucas Veríssimo sofreu uma ruptura de ligamentos, passará por cirurgia e só voltará em 2022/23
Lucas Veríssimo chegou ao Benfica causando enorme impacto. O zagueiro logo se colocou entre os melhores jogadores da equipe encarnada e recebeu o prêmio de “melhor jogador do mês” do Campeonato Português em agosto. A ascensão do defensor, entretanto, acaba interrompida de maneira abrupta nessa semana. Durante a goleada por 6 a 1 sobre o Braga, Veríssimo rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e passará por cirurgia. Segundo o comunicado dos próprios benfiquistas, a temporada de 2021/22 acabou para o brasileiro, que também vinha conquistando seu espaço na Seleção.
“O atleta Lucas Veríssimo, durante o jogo de dia 7 de novembro de 2021, sofreu entorse grave do joelho direito com lesão multiligamentar. Após realização de exames complementares de diagnóstico confirma-se ruptura do ligamento cruzado anterior, associada a lesão do ponto de ângulo postero-externo. O atleta será submetido a intervenção cirúrgica e a período prolongado de reabilitação, não voltando à competição durante a presente época”, afirma a nota do Benfica.
Após seu ótimo trabalho com o Santos, Lucas Veríssimo foi contratado pelo Benfica em janeiro de 2021, por €6,5 milhões. O zagueiro assumiu a titularidade na metade final da última temporada, mas é neste início de campanha que ele se coloca como um dos principais nomes dos encarnados. O defensor disputou 18 partidas pelo clube em 2021/22, ausente apenas em dois compromissos dos benfiquistas. Além disso, anotou três gols e deu duas assistências. Seu desempenho em agosto, sobretudo, foi impecável – auxiliando na ótima largada do time no Campeonato Português e também na classificação à fase de grupos da Champions.
A lesão de Lucas Veríssimo não compromete apenas seu momento no Benfica e as próprias perspectivas do clube na temporada, mas também a sequência na seleção brasileira. O zagueiro esteve presente nas convocações durante as duas últimas Datas Fifa e também deveria integrar o grupo agora em novembro. Foi titular inclusive nos duelos contra Peru e Uruguai pelas Eliminatórias. Considerando a longa recuperação, Veríssimo terá cerca de quatro meses para mostrar serviço quando voltar, até a disputa da Copa do Mundo de 2022. Pela concorrência em seu setor, ao menos, ainda parece um nome forte para retomar seu espaço com Tite a tempo do Mundial.
A contusão pode atrapalhar inclusive uma possível transferência de Lucas Veríssimo. Por sua excelente fase no Benfica, o zagueiro chegou a ser sondado por outros clubes europeus, com noticiário mais frequente envolvendo o Atlético de Madrid. O problema físico e a longa ausência deverão conter um pouco o interesse dos colchoneros e de outros times, à espera da volta do defensor na próxima temporada.