Portugal

Destaque da seleção canadense, Stephen Eustáquio poderá provar seu talento no Porto

Eustáquio vem de boas temporadas com o Paços de Ferreira e assinou com o Porto por empréstimo, mas com opção de compra

A colônia portuguesa possui um papel importante no sucesso recente da seleção canadense. Um dos principais nomes desse grupo é o de Stephen Eustáquio, meio-campista que serve de termômetro aos Canucks na campanha das Eliminatórias. E o jogador de 25 anos, que já vinha de boas temporadas pelo Paços de Ferreira no Campeonato Português, agora defenderá um dos principais clubes do país. Eustáquio assinou com o Porto, para servir de reposição a Sérgio Oliveira no meio-campo. O canadense vem por empréstimo até o fim da temporada, com opção de compra. Por estar com covid, permanecerá isolado por alguns dias antes de se juntar ao elenco.

Nascido no Canadá, filho de imigrantes portugueses, Eustáquio se mudou com a família para Portugal quando tinha sete anos. Assim, sua carreira como jogador profissional foi construída no país. Atuou nas divisões de acesso até ganhar mais destaque com o Chaves, a partir de 2017/18. Foram duas campanhas na primeira divisão, até que fizesse um movimento atípico e se mudasse ao México para defender o Cruz Azul. Porém, uma lesão grave logo de cara impediu sua progressão no Campeonato Mexicano.

A recuperação de Eustáquio se deu no Paços de Ferreira, para onde seria levado por empréstimo. Depois de um ótimo primeiro semestre em 2020, brilharia um pouco mais no Campeonato Português em 2020/21. Seria contratado em definitivo e manteve a ótima forma como um dos melhores meio-campistas em atividade no país. Como um jogador dinâmico e de ótimo passe, o canadense é daqueles que podem fazer a diferença no controle de uma partida. O Porto parece reconhecer essas virtudes ao dar uma chance.

Eustáquio defendeu Portugal na seleção sub-21, mas aceitou o convite do Canadá a partir de 2019. O meio-campista se firmou no time realmente em 2021 e seria instrumental. Teve ótimas atuações na Copa Ouro e conduziu os canadenses às semifinais. Já nas Eliminatórias, como titular absoluto, está entre os melhores jogadores da campanha. Teve uma atuação especialmente notável na vitória por 2 a 1 sobre o México. Certamente tais mostras de talento também pesaram na decisão do Porto.

Eustáquio deve compor o elenco de Sérgio Conceição neste primeiro momento. Como o próprio Sérgio Oliveira tinha perdido espaço, é difícil imaginar que o canadense desbancará Mateus Uribe ou Vitinha na cabeça de área do Porto. De qualquer maneira, é um ótimo valor para contribuir aos portistas, e que tem respondido bem em alto nível. Por mais que o negócio seja temporário, Eustáquio tem bola para justificar um vínculo mais longo no Estádio do Dragão.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo