Portugal

Desgraça sem fim: Benfica dá vexame na Taça e é tri-vice

O que poderia ser uma temporada gloriosa para o Benfica se transformou em um pesadelo sem fim. Há 15 dias, os encarnados sonhavam em conquistar uma inédita tríplice coroa. Primeiro, deixaram escapar o Campeonato Português, ao tomarem a virada do Porto nos acréscimos, quando dependiam apenas de um empate. Depois, naufragaram na Liga Europa, com outro tento nos descontos. E completaram a desgraça neste domingo, com o vice-campeonato na Taça de Portugal – um tri-vice também inédito no país.

Os traumas anteriores parecem ter abatido em cheio os benfiquistas na decisão. A equipe do técnico Jorge Jesus era ampla favorita contra o Vitória de Guimarães, que foi apenas nono colocado no Campeonato Português. Para melhorar a situação, Nico Gaitán deixou os lisboetas em vantagem logo aos 30 minutos de jogo.

Entretanto, assim como nas outras derrotas, o roteiro foi cruel com o Benfica. Mesmo dominando as ocasiões de gol, os encarnados sofreram o empate aos 35 minutos do segundo tempo, em uma saída errada do goleiro Artur que acabou no tento de Soudani. Dois minutos depois, o golpe fatal: Ricardo Pereira chutou, a bola desviou em Luisão e entrou vagarosamente no gol. Sem forças, os lisboetas não reverteram a derrota por 2 a 1.

A conquista é a maior da história do Vitória de Guimarães, não apenas pela forma como aconteceu, eliminando inclusive o rival Braga nas quartas de final. Mesmo sendo um clube tradicional, até então a maior glória dos Branquinhos era uma Supertaça de Portugal – sem contar as quatro vezes em que foi terceiro colocado no Campeonato Português, sua melhor colocação. Na Taça de Portugal, o clube tinha chegado cinco vezes à decisão, mas sempre ficou com o vice-campeonato.

Enquanto isso, o Benfica terá que aturar as brincadeiras dos rivais e, pior, superar a crise que se desenha. Logo após o apito final, Óscar Cardozo e Jorge Jesus discutiram em campo, dando mostras da tensão vivida pelos encarnados. Se servir de consolo, o Bayern Munique também foi tri-vice na temporada passada, antes de bater vários recordes na Bundesliga e conquistar a Liga dos Campeões. Para atingir o nível de recuperação dos bávaros, no entanto, os lisboetas terão que trabalhar um bocado.


Oscar Cardozo agride Jorge Jesus – FOOTAZO.com por footazo

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo