Portugal

Depois de 58 jogos invicto, Porto é derrotado pelo Braga e adia a conquista do Português

O Porto não perdia pelo Campeonato Português desde a última temporada, estabelecendo o recorde de invencibilidade da liga

O Campeonato Português poderia ter sido decidido nesta segunda-feira, mas a torcida do Porto terá que aguardar mais alguns dias. O título do Dragão está encaminhado, mesmo que a vantagem na liderança tenha se reduzido a seis pontos. Porém, não poderá mais ser uma conquista invicta dos portistas, como já tinham conseguido em 2010/11 e 2012/13. O Braga atuou como estraga-prazeres e provocou a primeira derrota do time de Sérgio Conceição na campanha. Os Minhotos fizeram uma grande atuação no Estádio Municipal de Braga para botar água no chope do Porto. Ricardo Horta marcou o gol, enquanto o goleiro Matheus seria imprescindível com suas defesas.

As duas equipes criaram suas chances no primeiro tempo. O Porto teve mais posse de bola e forçou algumas defesas de Matheus, mas as grandes oportunidades seriam do Braga, pouco antes do intervalo. Ricardo Horta mandou uma bomba no travessão e o goleiro Diogo Costa cresceu diante de Abel Ruiz no mano a mano. Na retomada do segundo tempo, Matheus impediria que Pepê abrisse o placar numa pancada de longe. Logo depois, aos oito minutos, saiu o gol da vitória.

Foi um contra-ataque fulminante do Braga, possibilitado por um grande lançamento Mutassim Al Musrati. Abel Ruiz disparou pela direita e cruzou para Ricardo Horta escorar com o quadril. O Porto pressionou no restante da partida. Foram várias finalizações dos portistas, mas a falta de pontaria pesou e o goleiro Matheus também manteve a segurança quando acionado. Depois de 58 partidas consecutivas sem perder pelo Campeonato Português, recorde da liga, o Dragão voltou a experimentar um revés.

Para o Porto ser campeão, precisava vencer e torcer por um tropeço do Sporting. Isso também não aconteceu. Os leoninos visitaram o Boavista e venceram por 3 a 0. Matheus Nunes abriu o placar aos 37 do primeiro tempo, com um chute no cantinho. Um gol contra de Rodrigo Abascal ampliou no início da segunda etapa. Já no fim, Bruno Tabata fechou a contagem de pênalti.

Com mais três rodadas em disputa, o Porto lidera com 82 pontos e o Sporting aparece em segundo com 76. Como as duas equipes empataram nos confrontos diretos, o saldo de gols será o critério de desempate, e a vantagem é dos portistas de 59 a 42. A próxima chance de comemoração virá no final de semana, quando o Porto recebe o Vizela e o Sporting pega o Gil Vicente em casa.

Standings provided by SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo