Portugal

Depois de 16 edições, o Porto finalmente conquista pela primeira vez a Taça da Liga

O Porto derrotou o Sporting por 2 a 0 na final e colocou as mãos no troféu que escapava desde sua criação em 2007/08

O Porto incontestavelmente é um gigante do futebol português. A força do Dragão se simboliza especialmente com seus dois troféus da Champions League, além dos 30 títulos no Campeonato Português. No entanto, existia uma pedra no sapato dos portistas: a Taça da Liga de Portugal. O clube demorou para conquistar pela primeira vez a competição, criada em 2007/08. Foram quatro finais perdidas até que, finalmente, o Porto faturasse o torneio neste sábado. A comemoração aconteceu na decisão contra o Sporting, com a vitória por 2 a 0 para a equipe de Sérgio Conceição.

O Porto abriu caminho na final logo cedo. O primeiro gol aconteceu aos 10 minutos, num chute forte de Stephen Eustáquio da entrada da área – com falha do goleiro Antonio Adán. O Sporting foi mais agressivo na sequência da partida, mas não era sua noite. Os leoninos tiveram um gol anulado por um impedimento de 41 centímetros, além de acertarem a trave duas vezes e de perderem outros lances na área.

O Porto se acertou na defesa durante o segundo tempo, mais picotado e com muitos cartões. A situação se tornou mais difícil para o Sporting aos 27 minutos, quando Paulinho foi expulso com o segundo amarelo ao acertar o rosto de Otávio. Com a vantagem numérica, o Dragão não apenas preservou a diferença no placar, como conseguiu ampliá-la aos 41. Cruzamento de Pepê para Iván Marcano concluir o resultado de cabeça.

O Porto é o sexto time a conquistar a Taça da Liga. O Benfica tem sete troféus, o Sporting soma quatro e o Braga acumula dois. Enquanto isso, os portistas se equiparam a Vitória de Setúbal e Moreirense na lista de campeões. Não deixa de ser um tabu que fica para trás. Enfim, a lista de vencedores parece completa.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo