Portugal

Depois de 13 rodadas invicto, o Benfica acabou atropelado pelo Braga na retomada do Português

O Benfica tinha um jogo difícil, mas os 3 a 0 no placar ainda assim surpreenderam, embora não custem a liderança

A temporada interrompida pela Copa do Mundo exige um planejamento inédito dos clubes e coloca à prova o embalo de quem vinha bem até novembro. O Benfica aprendeu isso da maneira mais dura. Depois de ser eliminado pelo Moreirense na Taça da Liga com um empate, agora perdeu sua invencibilidade na partida que marcava a retomada das atividades pelo Campeonato Português. Tudo bem que os encarnados tinham um compromisso duro, com a visita ao Braga no Estádio Municipal. Ainda assim, a derrota por 3 a 0 não deixa de ser um choque de realidade ao time de Roger Schmidt.

Apesar do desgaste, o Benfica não poupou os seus campeões do mundo. Nicolás Otamendi e Enzo Fernández apareceram na escalação titular. Até por isso o resultado surpreendeu, com uma escalação bem forte dos encarnados, que ainda incluía Rafa Silva e Gonçalo Ramos entre os destaques ofensivos.

Dois minutos bastaram para o Braga abrir o placar. Numa bola alçada na área, Abel Ruiz puniu o cochilo da marcação. Os Minhotos ampliaram aos 32, num chute de Ricardo Horta que o goleiro Odysseas Vlachodimos aceitou. Já no segundo tempo, num contra-ataque acionado pelo goleiro Matheus, Iuri Medeiros passou fácil pela marcação e serviu mais um de Horta. Os benfiquistas tiveram um gol anulado na tentativa de descontar.

A gordura acumulada pelo Benfica ao menos garante a liderança confortável no Campeonato Português. O time soma 37 pontos, cinco a mais que o vice-líder Porto. Já o Braga diminuiu as distâncias. É o terceiro, com 31 pontos. Os benfiquistas terão uma semana de folga, até o compromisso com o Portimonense em 6 de janeiro.

https://www.youtube.com/watch?v=HZsA2njxt_E

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo