Portugal

Com uma virada incrível, o Sporting eliminou o Porto e se confirmou na decisão da Taça da Liga

O Sporting tem motivos para acreditar que, nesta temporada, pode encerrar sua espera de quase duas décadas pelo título no Campeonato Português. Enquanto os rivais patinam, os leoninos fazem um belo primeiro turno e sustentam a vantagem no topo da competição. E, depois de alguns tropeços recentes, os sportinguistas experimentaram nesta terça uma vitória incrível sobre o Porto, para renovar suas esperanças. Pela semifinal da Taça da Liga, o time de Rúben Amorim perdia até os 40 do segundo tempo. Jovane Cabral saiu do banco e mudou a história do clássico em Leiria, selando a vitória por 2 a 1 aos 49. Os alviverdes aguardam Benfica ou Braga na decisão.

O Porto vinha com alterações em relação ao clássico contra o Benfica na última sexta, mas o Sporting também não pôde contar com seu time completo. Depois de um primeiro tempo em que os portistas foram melhores, inclusive acertando a trave com Moussa Marega, a equipe de Sérgio Conceição conseguiu sair em vantagem na segunda etapa equilibrada. Aos 34, Marega arrancou pelo meio da defesa e finalizou na entrada da área. O tiro mascado saiu manso, mas pegou o goleiro Adán no contrapé e acabou entrando.

O nome da reação do Sporting foi Jovane Cabral. O cabo-verdiano havia saído do banco pouco antes do gol portista e comandou a virada leonina. O empate aconteceu aos 41, quando o jovem dominou uma sobra de bola. Jovane mandou o chute no cantinho de Diogo Costa. Já a virada saiu no quarto minuto dos acréscimos, a menos de 30 segundos do apito final. Pedro Gonçalves abriu o contra-ataque na esquerda e o talismã Jovane dominou com espaço, batendo rasteiro. O tento da classificação, sem chances de reação ao Porto.

Com reservas, o Sporting tinha sido eliminado na Taça de Portugal pelo Marítimo e, na rodada anterior do Campeonato Português, só empatou com o Rio Ave. A vitória desta terça vale muito também ao momento do time, recobrando suas forças. Braga e Benfica fazem a outra semifinal nesta quarta, com a decisão marcada ao sábado. Os sportinguistas esperam que seja o início a um ano inesquecível.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo