Olimpíadas

Até empatar? Brasil supera França e 18 minutos de acréscimos para alcançar semi da Olimpíada

Em um dia iluminado de Lorena e Gabi Portilho, Brasil elimina anfitriã França e garante vaga na semifinal dos Jogos Olímpicos de Paris

Neste sábado (3), o Brasil venceu a França por 1 a 0, no Stade de la Beaujoire, em Nantes, pelas quartas de final dos Jogos Olímpicos. E a classificação veio graças aos milagres de Lorena e à estrela de Gabi Portilho.

A goleira da Amarelinha foi uma das protagonistas do jogo, fazendo intervenções espetaculares e até mesmo pegando pênalti. Lá na frente, a atacante aproveitou sua única chance para fazer o gol da vitória.

O feito não poderia vir de forma mais cinematográfica. Além de jogar contra as donas da casa em estádio lotado, quando parecia que o jogo estava perto do fim, a árbitra americana Tori Penso apontou 16 minutos de acréscimos. Sim, você não leu errado: dezesseis minutos. E não terminou assim, o relógio apontava cerca de 18 minutos e 50 segundos quando Penso apitou pela última vez.

Com o resultado, a seleção brasileira feminina conseguiu um feito inédito em sua história: ganhou pela primeira vez das francesas. Antes da decisão nos Jogos Olímpicos, eram sete derrotas e quatro empates.

 

Como foi França x Brasil pelas Olimpíadas?

Como esperado, a França dominou as principais ações da partida graças ao domínio da posse de bola e a busca incessante pelo ataque. O Brasil, por sua vez, passou o 1º tempo se defendendo.

Logo nos primeiros minutos, as anfitriãs descolaram um pênalti. Lorena, mais uma vez, virou uma gigante debaixo das traves e fez uma defesaça em seu canto direito inferior para segurar o empate para a Amarelinha.

Dali para frente, as francesas seguiram sufocando a seleção brasileira feminina. Quando a goleira não conseguia parar as finalizações da rival, lá estava o travessão para salvar o Brasil.

Após o intervalo, o roteiro foi praticamente o mesmo. A França atacava, e a Amarelinha se defendia. Aqui vale destacar a boa marcação montada por Arthur Elias.

Tem que ter estrela

O 2º tempo estava ainda mais perigoso para o Brasil, que dependia cada vez mais de Lorena no gol. A Amarelinha só precisava encaixar um contra-ataque para mudar o rumo da decisão olímpica.

E Gabi Portilho fez sua estrela brilhar. Em uma linda roubada de bola da seleção no meio-campo, a camisa 18 partiu em disparada e, cara a cara com a goleira da França, não perdoou.

Com o 1 a 0 no placar, o Brasil se fechou ainda mais lá atrás, pois sabia o tamanho da vitória que estava a caminho. Apesar da pressão das anfitriãs, a vaga na semi ficou com a Amarelinha.

Brasil x Espanha fazem semifinal nos Jogos Olímpicos

Na próxima terça-feira (6), Brasil x Espanha fazem a semifinal dos Jogos Olímpicos no Velodrome, em Marseille. Quem avançar, brigará pela medalha de ouro contra o vencedor entre Estados Unidos x Alemanha.

Foto: (IconSport) -Brasil vence França nas Olimpíadas
Foto: (IconSport) -Brasil vence França nas Olimpíadas

A Amarelinha já encarou La Roja no torneio, quando perdeu por 2 a 0 na 3ª rodada do Grupo C. Naquela partida, Marta foi expulsa ainda na etapa inicial.

Aliás, a Rainha do Futebol cumpriu suspensão contra a França e pode disputar a semifinal das Olimpíadas. Vale lembrar que Marta já anunciou sua aposentadoria da seleção feminina depois da competição.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo