Olimpíadas

Holanda x Estados Unidos repetem a final da Copa 2019 nas quartas de final da Olimpíada de Tóquio

Grã-Bretanha x Austrália, Suécia x Japão e Brasil x Canadá completam os confrontos na Olimpíada Tóquio 2020

A final da Copa do Mundo de 2019 será repetida nas quartas de final da Olimpíada de Tóquio 2020. Holanda, vice-campeã mundial, terá pela frente a campeã, a seleção dos Estados Unidos. O confronto será na sexta, dia 30, às 8h (horário de Brasília). Este será o principal duelo das quartas de final, que ainda tem Brasil x Canadá, um duelo de duas potências, Grã-Bretanha x Austrália e Suécia x Japão.

LEIA TAMBÉM: Com reservas, Brasil vence Zâmbia, fica em segundo no grupo e pegará Canadá nas quartas de final

A Holanda terminou em primeiro lugar no Grupo F, com sete pontos, mesma pontuação do Brasil, mas à frente no saldo de gols. Até porque as holandesas aplicaram uma goleada histórica por 8 a 2 sobre as chinesas nesta última rodada, em mais uma demonstração de como a equipe está preparada.

Já tinha feito um impressionante 10 a 3 na Zâmbia na primeira rodada e empatou por 3 a 3 com o Brasil, em um jogaço. É uma das favoritas ao título, com um futebol de excelente nível. Tem a artilheira da Olimpíada até aqui, Vivianne Miedema, com seis gols, empatada com a zambiana Barbra Banda, que está eliminada.

As americanas conseguiram a classificação em um empate por 0 a 0 com a Austrália, o que manteve as australianas em terceiro lugar na chave, com os mesmos quatro pontos que os Estados Unidos, mas com saldo de gols pior. Com isso, Estados Unidos e Holanda se enfrentam e a vencedora enfrentará quem avançar de Brasil e Canadá, o que significa promessa de jogaço também nas semifinais.

Do outro lado da chave, a primeira colocada do Grupo E foi a Grã-Bretanha, que empatou com o Canadá por 1 a 1. Terminou assim com sete pontos, dois a mais que o Canadá. As britânicas fizeram uma ótima primeira fase, com apenas um gol sofrido. Venceu o Chile por 2 a 0, o Japão por 1 a 0 e fechou com o empate contra o Canadá. As canadenses, por sua vez, empataram com o Japão por 1 a 1, venceram o Chile por 2 a 1 e fecharam a primeira fase com o empate com as britânicas.

A Austrália será a adversária das britânicas nas quartas de final, em um duelo que promete algum equilíbrio. A seleção britânica está em momento melhor, mas a Austrália é uma seleção perigosa, que tem a artilheira Sam Kerr no ataque e um time que pode beliscar bons resultados.

Por fim, a Suécia, primeira colocada no Grupo G, à frente dos Estados Unidos, terá pela frente a adversária mais fraca desta fase, o Japão. As japonesas, campeãs do mundo em 2011, vivem um processo de transição e não conseguiram apresentar bom futebol. Avançam porque conseguiram uma vitória sobre o Chile nesta última rodada que levou a equipe a quatro pontos e saldo de zero. Por isso ficou à frente da Austrália, que fez a mesma pontuação, mas tem um gol negativo de saldo.

As suecas chegam badaladas. Medalha de prata no Rio 2016, quando eliminou Estados Unidos e Brasil no caminho, as suecas pararam na semifinal da Copa do Mundo, diante da Holanda, e na prorrogação. Desta vez, a seleção sueca quer ir além e ficar com o ouro. A campanha na primeira fase foi impecável: 3 a 0 nos Estados Unidos na estreia, 4 a 2 na Austrália no segundo jogo e 2 a 0 na Nova Zelândia na terceira partida. O time chega com força e é favorita destacada diante do Japão.

Todos os confrontos das quartas de final acontecem na sexta-feira, dia 30. Canadá x Brasil abrem esta fase às 5h (horário de Brasília), seguidas por Grã-Bretanha x Austrália às 6h; às 7h, Suécia x Japão; por fim, às 8h, Holanda x Estados Unidos.

As semifinais já são disputadas na segunda-feira, dia 2, com jogos às 5h (que será novamente o horário do Brasil, caso avance) e às 8h. A disputa do bronze será na quinta-feira, dia 5, às 5h. A final com a disputa do ouro será na sexta, dia 6, às 23h (horário de Brasília).

Veja os confrontos:

Sexta-feira, 30 de julho

Jogos no horário de Brasília

5h – Brasil x Canadá (Miyagi Stadium, Rifu)

6h – Grã-Bretanha x Austrália (Kashima Stadium, Kashima)

7h – Suécia x Japão (Saitama Stadium 2002, Saitama)

8h – Holanda x Estados Unidos (International Stadium Yokohama, Yokohama)

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo