Mundo

The Best: Escolha de Aitana Bonmatí, craque da Espanha e do Barcelona, confirma quem é dona do futebol atual

Em noite de homenagens à modalidade, meia Bonmatí levantou mais um prêmio individual e ampliou sua galeria de honrarias na carreira

Depois de levar a Bola de Ouro, da Revista France Football e o troféu de melhor jogadora do ano da UEFA, Aitana Bonmatí também levantou o prêmio The Best, da votação oficial da Fifa, em evento realizado em Londres nesta segunda-feira (15). Campeã da Champions League 2022/23 e o principal destaque da seleção espanhola na Copa do Mundo Feminina, a meio-campista do Barcelona venceu tudo o que podia na temporada e provou mais uma vez que é a dona do futebol feminino atual. 

A colombiana Linda Caicedo e a espanhola Jenni Hermoso também foram indicadas. 

Aitana Bonmatí: meio-campista moderna

Aitana Bonmatí é uma meio-campista moderna, que aprendeu a explorar sua habilidade no Barcelona e também na seleção espanhola. Muito desse desenvolvimento se deu pela tenra idade com a qual a jogadora chegou ao clube catalão. Aos 13 anos, a meia recebeu um convite para treinar nas categorias de base do Barça.

Além dos sucessos, o título mundial pela Espanha e a tríplice coroa com o Barcelona, Aitana encerrou a última temporada sendo regada de elogios sobre o seu estilo moderno de atuar no meio de campo.   

Pep Guardiola, um dos ídolos de Bonmatí, a descreveu como “a versão feminina de Iniesta” e se declarou “completamente encantado com o futebol que ela pratica”. A companheira de equipe Irene Paredes disse que a colega é “genial”.

A camisa 14 estreou pela equipe profissional na temporada 2015/16, logo depois da Copa do Mundo do Canadá. Desde então, seu desenvolvimento dentro das quatro linhas foi meteórico, mas foi no Mundial do ano passado que ela despontou como sucesso absoluto aos 25 anos. 

Peça fundamental na campanha da Espanha, Bonmatí balançou as redes três vezes e foi eleita a melhor jogadora do torneio. Tudo isso em uma temporada, uma marca histórica entre homens e mulheres. Nunca ninguém havia conquistado tal feito no esporte.

Números de Bonmatí na temporada 2022/23

  • 45 jogos
  • 20 gols
  • 23 assistências
  • Campeã da Copa do Mundo
  • Campeã da Champions League Feminina
  • Campeã do Campeonato Espanhol
  • Campeã da Supercopa da Espanha

FIFPro elege a seleção das melhores do mundo com Aitana na lista

As jogadoras de futebol feminino foram convidadas a votar nas suas pares com base no seu desempenho de 1º de agosto de 2022 a 20 de agosto de 2023. As jogadoras elegíveis deveriam ter participado de pelo menos 25 partidas oficiais nesse período.

Veja a lista oficial da FIFPro (Federação Internacional dos jogadores de futebol profissionais) abaixo:

  • Goleira: Mary Earps (Inglaterra)
  • Defensoras: Alex Greenwood (Inglaterra), Lucy Bronze (Inglaterra), Olga Carmona (Espanha)
  • Meio-campistas: Aitana Bonmatí (Espanha), Ella Toone (Inglaterra), Keira Walsh (Inglaterra)
  • Atacantes: Alex Morgan (EUA), Alessia Russo (Inglaterra), Lauren James (Inglaterra), Samantha Kerr (Austrália)

Prêmio Marta e homenagens ao futebol feminino

O evento deste ano deu destaque para o futebol feminino. Na abertura, os apresentadores informaram uma dinâmica diferente, em que apenas mulheres subiriam ao palco para entregar as premiações. Na sequência, um grupo de dança se apresentou no palco enquanto imagens da edição passada da Copa do Mundo Feminina eram transmitidas.

Já nos finalmentes da cerimônia, Marta foi imortalizada pela Fifa com um troféu especial, e a entidade anunciou a criação do “Prêmio Marta”, que vai eleger o gol mais bonito do futebol feminino a partir do ano que vem.

Por fim, o último ato da noite de homenagens quebrou o antigo protocolo do evento, em que o troféu masculino de melhor jogador era o grande destaque.

Foto de Livia Camillo

Livia Camillo

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
Botão Voltar ao topo