Quem é quem: Japão

Se tem uma seleção que pode dizer que vem ao Brasil se preparar para a Copa, é o Japão. É a única equipe (além do Brasil, óbvio) a estar com vaga assegurada no Mundial, e avaliar as condições para aclimatação já pode ser importante. Os japoneses praticam um futebol de muita troca de passes, às vezes até em exagero, deixando o ataque pouco produtivo em alguns momentos. Esse é um problema da equipe do técnico italiano Alberto Zaccheroni, que nem sempre consegue transformar em gols sua boa atuação em campo.
1 – Eiji Kawashima
Goleiro, 20 anos, Standard Liège-BEL
Fez uma Copa da Ásia tão boa em 2011 que chegaram a cogitar seu nome para equipes de grandes ligas europeias. No final, trocou de time em 2012, mas sem sair da Bélgica (estava no Lierse, foi ao Standard). É um bom goleiro para os padrões não muito altos do futebol japonês.
2 – Masahiko Inoha
Defensor, 27 anos, Jubilo Iwata
Zagueiro que também pode jogar como volante, Inoha tem experiência de uma temporada (mal sucedida) pelo futebol croata. Aliás, trocar de clube é lugar-comum em sua carreira, o que não tem tirado dele o espaço como coringa no banco de Zaccheroni.
3 – Gotoku Sakai
Defensor, 22 anos, Stuttgart-ALE
Lateral-esquerdo reserva, mas é uma boa opção para Nagatomo. Ganhou a posição de titular do Stuttgart e dá boa saída de jogo. Relativamente eficiente nos cruzamentos, mas ainda precisa de um pouco mais de experiência. Curiosidade: nasceu nos Estados Unidos, filho de pai japonês e de mãe alemã.
4 – Keisuke Honda
Meio-campista, 26 anos, CSKA Moscou-RUS
Já teve momentos melhores na carreira, mas ainda é uma das principais figuras do Japão. Tem habilidade para quebrar a lógica com algum drible curto e criar espaços. Mas sua principal característica é pegar bem na bola, tanto para chutes venenosos de fora da área quanto para virar o jogo com lançamentos.
5 – Yuto Nagatomo
Defensor, 25 anos, Internazionale-ITA
Lateral-esquerdo de clube grande na Europa, mas não é unanimidade em sua posição no Japão. Não é titular na Internazionale e tem a sombra de Gotoku Sakai na seleção. Passa e cruza bem e tem velocidade para a recomposição, mas sofre com contusões e, pela falta de porte físico, quando precisa fechar na defesa.
6 – Atsuto Uchida
Defensor, 25 anos, Schalke-ALE
Foi o motor do Japão na Copa da Ásia, dando dinamismo ao time pela direita, sobretudo quando se aproximava de Kagawa. Teve uma queda de rendimento na última temporada, mas ainda é
7 – Yasuhito Endo
Meio-campista, 33 anos, Gamba Osaka
Volante técnico, que sabe distribuir o jogo e fazer lançamentos. Também é perigoso em cobranças de falta. O problema é que já sente o desgaste da idade, e seu futebol se tornou mais burocrático e lento nos últimos tempos. Estar na segunda divisão japonesa também não o ajuda a chegar à Copa das Confederações em ritmo de competição de alto nível.
8 – Hiroshi Kiyotake
Meio-campista, 23 anos, Nürnberg
Uma das estrelas ascendentes do futebol japonês. Chegou ao Nürnberg no começo da última temporada e teve impacto imediato. Tornou-se uma figura importante do meio-campo de seu clube e não será surpreendente se ganhar um lugar no time titular do Japão em breve. Em breve mesmo, incluindo dentro da própria Copa das Confederações.
9 – Shinji Okazaki
Atacante, 27 anos, Stuttgart-ALE
Atacante que serve mais de apoio a um atacante de referência do que como destino final das jogadas. No Japão, aliás, Okazaki muitas vezes entra como meia ofensivo aberto.
10 – Shinji Kagawa
Meio-campista, 24 anos, Manchester United-ING
Melhor jogador japonês da atualidade. Teve uma temporada 2011/12 fantástica no Borussia Dortmund, o que lhe valeu a transferência ao Manchester United. Teve uma participação correta no time inglês, mas não brilhou.
11 – Mike Havenaar
Atacante, 26 anos, Vitesse-HOL
Filho de um ex-jogador holandês que atuava no Japão e por lá se radicou, Havenaar é o reserva imediato para ser homem de referência no ataque. Usa seu 1,94 metro para ganhar espaço contra os zagueiros adversários, sobretudo no jogo aéreo. Mas não é tão rápido e habilidoso quanto Maeda, o que tem lhe custado a posição de titular da seleção.
12 – Shusaku Nishikawa
Goleiro, 27 anos, Sanfrecce Hiroshima
Segunda opção para o gol, chegou a fazer sombra para Kawashima. Mas não é um goleiro tão seguro quanto o titular. Varia demais seu nível de atuação, com algumas boas defesas se misturando a erros infantis.
13 – Hajime Hosogai
Meio-campista, 27 anos, Bayer Leverkusen-ALE
Volante que também pode jogar de zagueiro. Começou no Urawa Reds, time pelo qual atuou no Mundial de Clubes de 2007. Foi para a Alemanha, mas ainda tenta se fixar em uma equipe.
14 – Kengo Nakamura
Meio-campista, 32 anos, Kawasaki Frontale
Jogador experiente e habilidoso, pode ser uma opção interessante para dar criatividade ao meio-campo japonês.
15 – Yasuyuki Konno
Defensor, 30 anos, Gamba Osaka
Zagueiro titular, usa a experiência para compensar a falta de força física no corpo a corpo com os atacantes adversários. Pode atuar como volante.
16 – Yuzu Kurihara
Defensor, 29 anos, Yokohama F-Marinos
Apesar de já ter boa experiência, só se tornou figura constante nas convocações do Japão em 2010. Ainda peca pela falta de experiência internacional, mas tem porte físico razoável para os padrões de sua seleção.
17 – Makoto Hasebe
Meio-campista, 29 anos, Wolfsburg-ALE
Volante competente, tem ganhado importância com a queda de Endo nos últimos tempos. É importante na saída de jogo do Japão.
18 – Ryoichi Maeda
Atacante, 31 anos, Jubilo Iwata
Provável centroavante titular do Japão na Copa das Confederações. Não é alto como Havenaar, mas não passa vergonha nesse quesito (tem 1,83 metro) e compensa pela melhor movimentação e experiência. É portador de uma maldição: nos últimos seis anos, o time em que ele faz seu primeiro gol na temporada acaba invariavelmente rebaixado.
19 – Takashi Inui
Meio-campista, 25 anos, Eintracht Frankfurt-ALE
Meia ofensivo habilidoso, tem mostrado serviço na Alemanha e já há quem peça um lugar no time titular do Japão. Enquanto isso não acontece, é uma boa opção para dar mais dinamismo ao time no segundo tempo.
20 – Hideto Takahashi
Meio-campista, 25 anos, Tokyo
Apesar dos 25 anos, é um iniciante no futebol profissional. Até 2009, atuava no time da Universidade Tokyo Gakugei. Em 2010, fez apenas sete partidas pelo Tokyo. Virou titular em 2011, momento em que teve ascensão rápida a ponto de já ter uma oportunidade na seleção japonesa.
21 – Hiroki Sakai
Defensor, 23 anos, Hannover-ALE
Lateral habilidoso, sobe bem ao ataque. Foi destaque do Kashiwa Reysol no título japonês de 2011, a ponto de ser especulado pelo Santos e de conseguir uma transferência para o Hannover.
22 – Maya Yoshida
Defensor, 24 anos, Southampton-ING
Membro importante da zaga pela sua altura e bom porte físico para lidar com os atacantes adversários. Evoluiu bastante após uma temporada completa como titular na Premier League.
23 – Shuichi Gonda
Goleiro, 24 anos, Tokyo
Ainda comete mais falhas que o desejado, sobretudo nas saídas do gol em bolas cruzadas. De qualquer modo, tem potencial para crescer, talvez mais que Nishikawa.