Mundo

Esta é a nova atualização do ranking Fifa de seleções — e a Inglaterra se deu mal

Argentina, França e Brasil mantém posições, enquanto Inglaterra é ultrapassada pela Bélgica

A Fifa atualizou, nesta quinta-feira (4), o ranking de seleções do futebol masculino. Mais de 170 partidas foram disputadas na última janela internacional do calendário, incluindo amistosos, eliminatórias e torneios continentais. As duas primeiras posições do ranking seguem intactas, com a Argentina na liderança e a França logo atrás. Vale lembrar que argentinos e franceses fizeram a final da última Copa do Mundo, no Catar, em 2022, com vitória dos hermanos nos pênaltis.

A Inglaterra, que perdeu para o Brasil e empatou com a Bélgica nos amistosos de maço, foi ultrapassada por seu último adversário. Assim, os belgas assumiram o terceiro lugar e deixaram os ingleses em quarto. A Seleção Brasileira, por sua vez, se manteve na quinta colocação. Essa foi a primeira atualização do ranking da Fifa desde a estreia de Dorival Júnior no comando técnico da Canarinho. Em seus dois primeiros jogos à frente da Amarelinha, o ex-treinador do São Paulo obteve uma vitória (1 a 0 sobre a Inglaterra) e um empate (3 a 3 diante da Espanha).

Outra mudança no Top 10 foi o crescimento de Portugal, que assumiu a sexta posição, ultrapassando a Holanda. Os portugueses venceram a Suécia (5 a 2) e perderam para Eslovênia (2 a 0) em março. Já os holandeses golearam a Escócia (4 a 0) e acabaram derrotados pela Alemanha (2 a 1).

Veja o Top 10 do ranking da Fifa atualizado

  1. Argentina – 1858 pontos
  2. França – 1840 pontos
  3. Bélgica – 1795 pontos
  4. Inglaterra – 1794 pontos
  5. Brasil – 1788 pontos
  6. Portugal – 1748 pontos
  7. Holanda – 1742 pontos
  8. Espanha – 1727 pontos
  9. Itália – 1724 pontos
  10. Croácia – 1721 pontos

Curiosidades do ranking

Mais do que o ranking em si, a Fifa divulgou algumas curiosidades sobre sua nova atualização. A Indonésia, por exemplo, foi a seleção que mais ganhou posições – subiu oito degraus ao todo e assumiu o 134º lugar. Em contrapartida, quem mais caiu na relação foi o Vietnã, que perdeu dez posições e agora está em 115º.

Eurocopa e Copa América podem ser determinantes para as novas atualizações

Neste ano, não teremos Copa do Mundo. Por outro lado, Eurocopa e Copa América, dois dos torneios de seleções mais importantes do calendário, batem na porta e aumentam as expectativas das equipes e torcedores. Em virtude do peso e importância histórica, ambas as competições podem ser determinantes para as futuras atualizações do ranking Fifa.

Quando e onde será a Euro 2024?

A Eurocopa, pela segunda vez na história, será realizada na Alemanha. Em setembro de 2018, a candidatura do país germânico venceu a Turquia, por 12 votos a quatro, além de uma abstenção. Dito isso, Berlim, Munique, Dortmund, Colônia, Stuttgart, Hamburgo, Leipzig, Frankfurt, Gelsenkirchen e Düsseldorf serão as cidades-sede da competição.

A Euro 2024 será disputada no período de um mês. Mais especificamente do dia 14 de junho a 14 de julho.

Quando e onde será a Copa América 2024?

Os Estados Unidos receberão a Copa América 2024, que acontecerá do dia 20 de junho a 14 de julho. A partida de abertura está marcada para o Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta. Já a final terá o Hard Rock Stadium, em Miami, como palco.

Estas são as cidades-sede da Copa América 2024: Las Vegas, Arlington, Charlotte, Kansas City, Orlando, Miami, Santa Clara, Atlanta, New Jersey, Houston, Austin, Inglewood e Glendale.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo