Te cuida, Fifa: Courtois se junta a Rodri e defende atitude dos jogadores contra calendário
Com o aumento do número de jogos, Rodri expressou sua indignação com o calendário -- e Courtois fez coro pela greve
A cada dia que passa, mais jogadores defendem abertamente uma greve como forma de protesto pelo aumento do número de jogos na temporada. Agora, foi a vez de Thibaut Courtois, do Real Madrid, se juntar a Rodri, do Manchester City, e Alisson, do Liverpool.
Em uma conversa com o streamer Ibai Llanos, o goleiro belga deu razão ao volante espanhol na ideia de paralisar o futebol por conta do calendário cada vez mais apertado imposto pela Fifa e pela Uefa.
A Champions League adotou um novo formato, deixando a fase de grupos para trás e implementando uma espécie de liga a partir desta temporada. Como consequência, as tradicionais seis partidas antes do mata-mata viraram oito.
Mais do que isso — quem terminar entre a 9ª e a 24ª posição da Liga dos Campeões disputará uma repescagem para tentar se classificar às oitavas de final. Ou seja, mais outros dois jogos. Para piorar, os campeonatos nacionais não diminuíram o número de rodadas.
Datas Fifa e ‘Super Mundial' de Clubes também preocupam Courtois
As Datas Fifa e o ‘Super Mundial' de Clubes também são uma preocupação para os atletas. Isso sem falar das disputas da Copa América e da Eurocopa antes do início da temporada 2024/25.
No caso dos europeus, a Liga das Nações é o compromisso da vez, já que as eliminatórias para a Copa do Mundo 2026 ainda não começaram. Courtois não vem jogando pela Bélgica devido a diferenças com o treinador Domenico Tedesco.
Na América do Sul, as seleções disputam as Eliminatórias, como de costume. O problema da vez é o ‘Super Mundial', que será realizado nos Estados Unidos entre os dias 15 de junho e 13 de julho.
A data corresponde ao período entre as temporadas 2024/25 e 2025/26 da Europa, utilizada para o descanso dos jogadores. O novo torneio vai inviabilizar essa pausa, com sete jogos a mais no calendário.
No novo modelo, as 32 equipes classificadas serão divididas em oito grupos com quatro times, que se enfrentarão em jogo único. Os dois melhores se classificam às oitavas de final, com mata-mata em jogo único.
A equipe que chegar a final de todas as competições pode ultrapassar a marca de 70 partidas na temporada. Não à toa, Rodri levantou a bola da greve em coletiva recente.
O que Rodri disse sobre a greve dos jogadores?
Em coletiva na última terça-feira (17), Rodri expressou sua opinião sobre a grave dos jogadores. Na visão do volante do Manchester City, não há outra opção para frear o aumento de compromissos na temporada.
O sindicato mundial de jogadores de futebol (FIFPro) argumenta que a intensa carga de trabalho coloca em risco a saúde dos jogadores. Isso ajuda a explicar as frequentes lesões dos atletas que atuam em alto nível.