Copa do MundoMundo

Croácia: um time técnico cheio de esperança e com craque consagrado

Onde vai se dar bem

Do meio para frente, a Croácia é um time muito forte tecnicamente. São muitos os jogadores talentosos: Modric, Rakitic, Perisic, Kovacic, Olic, Mandzukic e Eduardo da Silva dão opções ao treinador para escalar um time ofensivo, capaz de causar problemas às defesas adversárias com frequência. A questão será achar quais seriam as melhores opções para aproveitar todo esse potencial.

Onde vai se dar mal

Os lados do campo são um problema para o técnico Niko Kovac. O lateral direito do time, Darijo Srna, é mais conhecido pela sua força ofensiva do que pelo trabalho defensivo – não por acaso ele veste a camisa 11 e eventualmente é usado pelo lado direito do meio-campo. No lado esquerdo, Pranjic se machucou e pode deixar o time sem uma opção confiável – onde, ele mesmo, não é exatamente um grande defensor. Ou seja: será preciso que os jogadores que atuam pelos lados no ataque ajudem a fechar esses espaços.

Quem pode desequilibrar

Luka Modric é o grande nome da seleção croata. Vem de uma temporada excelente no Real Madrid, firmado como titular de um time que ganhou a Liga dos Campeões com um bom futebol. Sabe defender, embora suas qualidades técnicas o definam como um jogador de talento com a bola nos pés. É quem pensa o jogo na Croácia e, por isso, é tão fundamental ao time.

A carta na manga

Kovacic tem se mostrado um jogador talentoso e, aos 20 anos, é uma das apostas para o futuro dos croatas. É um meia criativo, capaz de bons passes para deixar os companheiros em condição de marcar, mas também sabe recompor bem o meio-campo para atuar até como volante. É reserva do time de Kovac, mas deve ganhar chance de atuar e tem potencial para ganhar o seu lugar no time.

Até onde deve chegar

Oitavas de final é um objetivo realista para a Croácia. O time tem alguma experiência, boa qualidade técnica e um grupo que não é tão difícil. Além do Brasil, que é favorito à liderança, os adversários são Camarões e México, dois times que não estão em boa fase. Passar das oitavas de final será uma surpresa, uma vez que o confronto deve ser com o primeiro colocado do grupo B, que tem Espanha, Holanda, Chile e Austrália.

>>> Voltar para a home do Guia da Copa do Mundo

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo