Mundo

Chegou a hora da tão sonhada medalha de ouro? Descobriremos no fim de semana

Os principais campeonatos da Europa estão de volta e, junto com eles, nosso roteiro também retorna à atividade. Mais uma temporada em que destacaremos os principais destaques do fim de semana para que o nosso leitor possa se planejar e não perder nenhum grande lance da bola que rola pelos campos do mundo. Ao mesmo tempo, a Olimpíada chega ao fim, e é nela que está a partida mais importante da rodada: a decisão da medalha de ouro entre Brasil e Argentina.

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO DE TV

O torneio olímpico tem uma importância reduzida, é verdade, mas é enorme a expectativa para descobrir se a seleção brasileira finalmente conquistar o único título que lhe falta: a tão sonhada medalha de ouroAntes disso, ainda nesta sexta-feira, o time feminino do Brasil joga contra o Canadá, tentando voltar aos gols e conquistar a medalha de bronze.

Enquanto isso, na Europa, teremos um quente clássico de Bucareste, a provável estreia de Pogba pelo Manchester United, um jogo de Sampaoli como técnico do Sevilla que finalmente não é contra Barcelona ou Real Madrid e um duelo entre Arsenal e Leicester, dois times que brigaram pelo título inglês na última temporada. Vamos lá?

O jogão

Alemanha x Brasil
Sábado, 17h (Globo, ESPN Brasil, SporTV, Fox Sports)
Cotações da Odds Shark*: Brasil (2,07), Alemanha (3,47), empate (3,33)

Nada de revanche, vingança, desforra, rancor ou troco: Brasil x Alemanha vale a medalha de ouro. Não vale para devolver o 7 x 1. São times diferentes, em uma competição diferente, de outra categoria e, sinceramente, será que alguma coisa amenizaria uma goleada daquelas, em casa, na semifinal da Copa do Mundo? O que está em jogo aqui é uma correção. Os dois países são os únicos campeões do mundo que nunca foram campeões olímpicos.

A medalha de ouro virou uma obsessão para o futebol brasileiro, o único título que nos falta, e as chances de finalmente conquistá-las são boas. O time comandado por Rogério Micale vem crescendo na competição. Goleou a Dinamarca, passou sem sustos pela Colômbia e atropelou Honduras na semifinal. A Alemanha pode não ter sido tão virtuosa, mas também passou o carro em Portugal, nas quartas, e eliminou a sempre perigosa Nigéria nas semifinais.

Os alemães tem Petersen e Gnabry, os dois artilheiros da competição. A goleada por 10 a 0 sobre as Ilhas Fiji   , em que Petersen marcou cinco vezes, e Gnabry, duas, contribuiu bastante para isso. O Brasil tem o seu quarteto ofensivo – não, não vou chamá-lo de quadrado mágico: Neymar, Gabriel Jesus e Luan, com três tentos cada, e Gabriel, com mais dois. Quem sairá vencedor do Maracanã? Descobriremos sábado.

A brasileira

Formiga
Brasil x Canadá
Sexta-feira, 13h (Globo, Band, Record, SporTV, ESPN+, Fox Sports 2)
Cotações da Odds Shark*: Brasil (1,62), Canadá (5,23), empate (3,66)

Formiga, do Brasil
Formiga, do Brasil

Formiga merecia muito uma medalha de ouro. Não deu. Mas não foi por falta de tentativa dela. Disputou seis Olimpíadas, todas com muita garra e determinação. Tem a chance de se aposentar, aos 38 anos, ganhando sua terceira medalha olímpica, depois dois vice-campeonatos de 2004 e 2008. Para ficar com o bronze, precisa vencer o Canadá, nesta sexta-feira, uma tarefa difícil que fica menos complicada se ela continuar liderando o time como fez a carreira inteira e certamente continuará fazendo quando se aposentar.

O clássico

Steaua Bucareste x Dinamo Bucareste
Sábado, 15h (sem transmissão)
Cotações da Odds Shark*: Steaua Bucareste (1,80), Dinamo Bucareste (1,28), empate (3,36)

Em condições normais, seria apenas mais um clássico romeno, válido pela quinta rodada do campeonato nacional. Mas este deve pegar fogo, pois acontece apenas alguns dias depois da magnífica pegadinha de torcedores do Dinamo Bucareste contra o Steaua. Eles se infiltraram nas arquibancadas da Arena Nacional, na última terça-feira, durante o jogo da Champions League contra o Manchester City, e montaram um mosaico que exaltava o Dinamo, aos olhos de milhares de torcedores do Steaua. Vergonha pública diante de toda a Europa.

Fique de olho

Flamengo x Grêmio
Domingo, 11h (Premiere)
Cotações da Odds Shark*: Flamengo (2,20), Grêmio (3,40), empate (3,20)

Inexplicavelmente, o Campeonato Brasileiro continuou rolando durante a Olimpíada, e a briga pelo título segue acirrada. O confronto direto da vez coloca o Grêmio, terceiro colocado com 35 pontos, frente a frente com o Flamengo, na sexta posição, com 34 pontos. A partida será realizada às 11h, no Mané Garrincha, em Brasília. Os cariocas deram umas derrapadas recentemente e ganharam apenas um dos últimos três jogos. Os gaúchos, no entanto, recuperaram-se dos dois tropeços contra América Mineiro e Santa Cruz com uma bela vitória sobre o Corinthians, por 3 a 0. Imperdível.

Leicester x Arsenal
Sábado, 13h30 (ESPN Brasil)
Cotações da Odds Shark*: Leicester (2,87), Arsenal (2,41), empate (3,47)

Claudio Ranieri
Claudio Ranieri

A primeira rodada da Premier League não foi boa para nenhum dos dois times. O Arsenal foi derrotado em casa pelo Liverpool, em um emocionante 4 a 3, e Arsène Wenger, finalmente, fala abertamente que irá ao mercado reforçar a equipe. Precisa, enquanto isso, recuperar-se dentro de campo. O Leicester, atual campeão, pisa em terreno desconhecido neste começo de campeonato e já sofreu uma derrota estranha, para um remendado e em crise Hull City.

Vasco x Sampaio Corrêa
Sábado, 16h30 (Globo, RedeTV, Premiere)
Cotações da Odds Shark*: Vasco (1,29), Sampaio Corrêa (9,67), empate (4,75)

Eis um mistério: a Série A não parou por causa da Olimpíada, mas a Série B não tem jogo desde o começo de agosto. Retorna com rodada completa no final de semana e teremos um interessante duelo entre o Vasco, primeiro colocado, e o Sampaio Correa, o lanterninha da competição que, até agora, conseguiu apenas duas vitórias em 19 rodadas.

O reencontro

Juventus x Fiorentina
Sábado, 15h45 (Fox Sports)
Cotações da Odds Shark*: Juventus (1,46), Fiorentina (7,48), empate (4,08)

Foi com um gol de Morata, já nos minutos finais, que a Juventus chegou aos pontos necessários para assegurar o pentacampeonato italiano. Bastou aguardar o duelo entre Roma e Napoli, que aconteceu no dia seguinte. Desde então, a Velha Senhora vendeu Pogba, mas se reforçou muito bem, com Daniel Alves, Higuaín e Pjanic. Começa a caminhada em busca do hexa contra a mesma adversária que encerrou a busca do penta, se você é desses que gosta de simbolismos.

O cara

Paul Pogba
Manchester United x Southampton
Sexta-feira, 16h (ESPN Brasil)
Cotações da Odds Shark*: Manchester United (1,44), Southampton (8,09) e empate (4,41)

Pogba vestirá a camisa 6 no Manchester United
Pogba vestirá a camisa 6 no Manchester United

“Sim, ele está pronto para jogar. Noventa minutos? Acho que não. Com um super desempenho? Acho que não”.  Com essas palavras, José Mourinho anunciou, em sua entrevista coletiva, que a contratação mais cara da história fará sua primeira partida nesta sexta-feira, contra o Southampton, em Old Trafford. Também afirmou que não espera que Pogba, no primeiro toque na bola, drible cinco marcadores e marque um golaço para justificar a dinheirama que o clube investiu nele. Aguarda um progresso gradual, uma boa escolha de passes e um desempenho que combine com alguém que o português classificou como “talvez o melhor meia do mundo”.

Vale uma zapeada

Milan x Torino
Domingo, 13h
Cotações da Odds Shark*: Milan (1,85), Torino (4,45), empate (3,38)

O Milan anda um pouco repetitivo, paradoxalmente, porque todo começo de temporada é vida nova. Troca-se o técnico, começa-se um projeto novo e a esperança é que, desta vez, o time consiga fazer um pouco de jus à camisa que veste. Os jogadores não mudaram tanto, mas agora obedecem a Vincenzo Montella. A grande novidade, porém, está na diretoria: a Era Berlusconi chegou ao fim. O magnata vendeu o clube para um grupo chinês. E o novo Milan começa sua história com um interessante confronto com o Torino, 12º colocado da última Série A.

Sevilla x Espanyol
Sábado, 17h15
Cotações da Odds Shark*: Sevilla (1,66), Espanyol (5,09), empate (3,89)

Dá uma olhada nos três primeiros jogos de Jorge Sampaoli como técnico na Europa: Real Madrid, Barcelona e Barcelona. É o que podemos chamar de um começo difícil para o argentino no comando do Sevilla. Houve bons momentos, principalmente contra o Real Madrid, que só conseguiu levar o título da Supercopa Europeia na prorrogação, depois que Sergio Ramos (de novo!) empatou nos acréscimos. Será interessante ver o que este time com bastante potencial pode fazer contra um adversário mais acessível, como o Espanyol.

*As cotações funcionam assim: a cada um real apostado na vitória do time (ou no empate) você recebe o valor que está entre parênteses. Quanto menor a cotação, mais favorito o time é para aquela partida. As cotações, ou odds, foram fornecidas pelo site especializado Odds Shark

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo