Por que 150 torcedores de Chelsea e City foram impedidos de viajar ao Mundial
Fãs terão que entregar seus passaportes pouco antes do início do torneio

Alvos de uma ordem de proibição de futebol, torcedores de Chelsea e Manchester City serão impedidos de viajar para o Mundial de Clubes, que acontecerá entre 15 junho e 13 de julho, nos Estados Unidos. Cerca de 150 fãs dos dois clubes terão que entregar seus passaportes pouco antes do início do torneio.
Os torcedores selecionados de Chelsea e City têm histórico de conduta violenta em estádios. A penalidade expedida pelo Ministério do Interior do Reino Unido está relacionada a agressões, invasões de campo, uso de pirotecnia dentro e fora dos estádios e crimes de ódio online.
Caso não entreguem os passaportes à polícia na data solicitada, os torcedores podem sofrer com multas, uma ordem de banimento estendida ou até mesmo prisão. Um esquema semelhante também aconteceu com alguns fãs na Eurocopa 2024, realizada na Alemanha.
Se os adeptos em questão desejarem viajar para o exterior durante o Mundial de Clubes, eles devem obter permissão da Football Banning Orders Authority (FBOA), entidade encarregada de notificar as pessoas sujeitas a ordens de interdição no futebol.
— Muitos torcedores do Manchester City e do Chelsea desejarão viajar para apoiar seus times no torneio e queremos que todos eles o façam de forma segura e agradável — disse a Ministra do Policiamento do Reino Unido, Diana Johnson, em comunicado.
— Para a pequena minoria de encrenqueiros que usam o futebol como desculpa para a criminalidade, aplicaremos as mesmas medidas preventivas comprovadas que aplicamos com sucesso em outros torneios no exterior — concluiu Diana.

Adversários de Chelsea e Manchester City no Mundial de Clubes
Campeão em 2021, o Chelsea está no Grupo D do Mundial de Clubes, ao lado de Flamengo, Espérance de Tunis (Tunísia) e um quarto time que vai substituir o León (México). No final de março, a Fifa decidiu que a equipe verdiblanca não poderá jogar o torneio por ter o mesmo dono do Pachuca, algo que é vetado pelo regulamento.
Calendário do Chelsea no Mundial:
- Chelsea x (substituto do León) — 16/6 — Atlanta
- Flamengo x Chelsea — 20/6 — Filadélfia
- Espérance x Chelsea — 24/6 — Filadélfia
O Manchester City, por sua vez, caiu no Grupo G, e enfrentará Juventus (Itália), Al-Ain (Emirados Árabes) e Wydad Casablanca (Marrocos). O time de Pep Guardiola se sagrou campeão mundial pela primeira vez em 2023, em final contra o Fluminense, e é apontado como um dos favoritos a faturar a edição deste ano.
Calendário do Manchester City no Mundial:
- Manchester City x Wydad Casablanca — 18/6 — Filadélfia
- Manchester City x Al-Ain — 22/6 — Atlanta
- Juventus x Manchester City — 26/6 — Orlando