Mundial de Clubes

‘É ruim abrir mão das férias’: Raphinha escancara pensamento de clubes europeus sobre Mundial

Atacante participa de evento de patrocinadora em São Paulo e fala sobre desempenho dos brasileiros na competição nos EUA

O Barcelona ficou fora do Mundial por conta da limitação de equipes do mesmo país imposta pela Fifa para a competição. A ausência no torneio poderia muito bem causar incômodo. Especialmente porque os dois principais rivais do Barça, o Real Madrid e o já eliminado Atlético de Madrid, se classificaram para a Copa do Mundo de Clubes nos Estados Unidos.

Mas não é o que pensa Raphinha. De férias, o atacante participou do evento de um patrocinador ao lado da esposa, Taia, nesta sexta-feira (27), no cinema de um shopping center em São Paulo. Os dois lançaram uma parceria como embaixadores de um medicamento para tratar sintomas de gripe.

No evento, Raphinha concedeu entrevista e afirmou que não gostaria de abrir mão das férias para disputar uma competição que “seria obrigado”. O atacante ainda fez uma crítica sobre o calendário e o fato de os jogadores não terem sido consultados sobre a competição.

Muita gente fala pô, os times europeus estão com desculpa. Depende do ponto de vista. No meu ponto de vista, é muito ruim abrir mão das férias para jogar algo que tu é obrigado. Em nenhum momento perguntaram para os jogadores sobre datas, se queriam. Vocês tem que ir e ponto. E a gente acata ordens. A gente tem que estar lá jogando — disse Raphinha.

Com seu jeito autêntico e sem fugir de polêmicas, o atacante do Barcelona citou o exemplo do PSG, time batido por 1 a 0 pelo Botafogo na fase de grupos.

Raphinha lembrou que Lucas Berlado e Marquinhos conquistaram a Champions League, depois se apresentaram à seleção brasileira e foram direto aos Estados Unidos para o Mundial.

— Particularmente falando, como uma pessoa que joga fora, num time europeu, a gente estaria de férias. Eu estou de férias. Eles estariam de férias. Um exemplo: o Marquinhos e o Beraldo jogaram a final da Champions, nem comemoraram direito, se apresentaram à Seleção. Acabou o segundo jogo, eles se apresentaram lá. Eles não pararam. Então muita gente fala que isso é desculpa. Pode até ser, ou não. Eu acho que ter que abrir mão das nossas férias por obrigação é muito complicado. É um direito nosso — afirma Raphinha.

Raphinha elogia brasileiros

Críticas à parte ao Mundial, Raphinha também elogiou o desempenho dos brasileiros na competição. De acordo com Raphinha, Botafogo e Flamengo conquistaram suas vitórias sobre PSG e Chelsea, respectivamente, com méritos em suas atuações.

— Tem muito potencial e qualidade envolvida. O mérito de eles estarem avançando nesse Mundial é deles e de mais ninguém. Se eles estão chegando tão longe como estão chegando e ganhando jogos difíceis ou empatando jogos complicados, é por mérito. Tem um trabalho bom que vem sendo feito e tem qualidade — disse Raphinha.

Raphinha celebra gol do Barcelona
Raphinha celebra gol do Barcelona (Foto: Imago)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Por que o Barcelona ficou fora do Mundial?

O Barcelona não se classificou ao Mundial por conta da limitação de equipes de um mesmo país imposta pela Fifa. A entidade permite apenas dois clubes por federação nacional na competição.

Na Espanha, o Real Madrid se classificou por ter sido campeão da Champions League, e o Atlético de Madrid, por ser o clube mais bem ranqueado na Uefa.

A única brecha para que mais de dois times de um mesmo país possam disputar o Mundial é se estas equipes tiverem vencido torneios continentais nos últimos quatro anos. É o que se aplica aos quatro brasileiros classificados.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo