Abel Ferreira revela relação de pai e filho com herói do Palmeiras no Mundial
Em entrevista coletiva após a vitória sobre o Al Ahly, treinador português deu 'puxão de orelha' no autor do segundo gol alviverde

Não é porque Flaco López fez o gol que garantiu a vitória do Palmeiras sobre o Al Ahly, do Egito, nesta quinta-feira (19), pelo Mundial de Clubes, que ele não recebeu um puxão de orelha do “papai” Abel Ferreira.
Ainda que o treinador palmeirense tenha destacado a importância do centroavante ter ido às redes, ele também revelou um defeito do argentino: a distração.
Minutos antes de ter ido às redes, Flaco, que entrou no intervalo, perdeu um gol feito. No lance, Piquerez foi à linha de fundo e cruzou por baixo. O atacante de 24 anos entrou livre na entrada da área, mas tentou o tapa com o pé esquerdo e não acertou a bola.
Após a partida, Abel revelou que o jogador já foi instruído a finalizar com o pé direito em situações como essa, mas não se recordou disso na hora da execução.
— Ele é um rapaz espetacular, mas é distraído. Ele sabe que aquela bola que falhou, se eu chegar e falar o que deveria fazer ele fazer ali, ele diria que era com o pé direito. Então, se treinou, por que não faz? Quando a bola vem da esquerda, é com o pé direito, é só encostar o pé. Não é a primeira vez que ele falha assim. Por isso que falo muito na paciência que temos que ter, porque ele ainda é jovem — afirmou o técnico do Verdão na entrevista coletiva após o triunfo contra o adversário egípcio.
A relação com Flaco López foi comparada por Abel Ferreira com a entre pais e filhos mais novos.
— Sabe quando se tem filhos, você corrige, acha que amanhã vai fazer o que está a dizer e não faz? Vai fazer no tempo dele ou no tempo de Deus. É preciso paciência — destacou Abel.

Mesmo com o “puxão de orelha”, o treinador deixou claro que acredita muito na evolução de Flaco no decorrer das temporadas. Para o comandante palmeirense, falta maturidade ao jogador e isso será adquirido com o tempo.
— Se imaginar esse jogador, com 23, 24 anos, mais três anos em cima, apanhar com os zagueiros que temos no Brasil, porque ele, ainda grande, não é tão forte como queremos ver nos duelos. Vai nos ajudar muito. Muitos clubes vêm buscar [para contratar] e a gente sabe o quanto custa para um centroavante. Nós acreditamos nele e pode ajudar porque é completo, mas ele precisa de tempo — comentou Abel Ferreira.
O técnico também destacou as valências técnicas do jogador, que fez com que o Verdão pagasse 14 milhões de dólares em 2022 (à época cerca de R$ 70 milhões) para tirá-lo do Lanús, da Argentina.
— Quando buscamos o Flaco foi pelas características que ele tem: forte de cabeça, alto, rápido, canhoto, que é difícil de encontrar. Mas tem coisas que precisa melhorar. E tem algo que só o tempo vai dar, que é maturidade.
Roque fez o trabalho sujo para Flaco ‘comer' filé mignon na vitória do Palmeiras
Assim como havia acontecido na estreia do Palmeiras no Mundial, contra o Porto, Flaco López começou entre os reservas e entrou no decorrer da partida. Desta vez, porém, o atacante foi a campo logo após o intervalo. Ele entrou novamente no lugar de Vitor Roque, companheiro de ataque.
Para Abel Ferreira, o titular fez o “trabalho sujo” e deu condições para o argentino entrar em uma condição mais favorável no segundo tempo e “comer o filé mignon”.
– Roque entrou, fez o trabalho sujo, que ninguém gosta de fazer, e ele (Flaco López) comeu o filé mignon quando os outros já estavam cansados.
Além disso, Abel entende que Roque ainda não está no pleno da forma física e quando esse estágio chegar dará ao Palmeiras opções diferentes às que a equipe tem com Flaco. O treinador também citou o garoto Thallys, que é a terceira alternativa para o setor.
– Temos o Flaco, Roque e Thallys, características diferentes e fico muito contente com eles. E fico contente por ele (Flaco) entrar e ajudar, porque também não é fácil quando erra um gol de baliza aberta, e vocês (imprensa) criticam, e tá certo, e eles incorporam essas críticas que não conseguem se libertar e começam a remoer. Digo para eles: vocês são do tamanho dos seus pensamentos.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Entrada de Flaco foi fruto de atitude pouco usual de Abel Ferreira
Mexer na equipe no intervalo da partida é algo que o técnico Abel Ferreira costuma fazer pouco desde que chegou ao Palmeiras, no fim de 2020.
Contra o Al-Ahly, porém, o treinador palmeirense não fez somente uma, mas duas alterações entre o primeiro e o segundo tempo. Entraram Maurício e Flaco López nos lugares de Raphael Veiga e Vitor Roque.
Abel revelou que os auxiliares dele foram contrários às decisões, que foram tomadas por conta da situação climática. Fez muito calor no MetLife Stadium, em Nova Jersey, sobretudo na etapa inicial.
— É verdade que não gosto de tirar no intervalo. Acho que nunca tirei jogadores no primeiro tempo. Acho uma parte de respeito para o jogador. E como você apostou no início é reconhecer que não estava correto. Naquele período estávamos iguais, nem mal, nem bem. [As substituições] Foram para refrescar a equipe. Joguei estrategicamente com o clima. Troquei os jogadores mais próximos da frente – explicou o técnico do Palmeiras.
Se Flaco López será titular na próxima partida, ainda é mistério. Fato é que o Verdão tem na próxima segunda-feira (23) um confronto direto pela classificação às oitavas de final do Mundial de Clubes.
Invicto, após vencer o Al-Ahly e empatar com o Porto, o Palmeiras enfrenta o Inter Miami. As equipes estão na liderança do grupo A, com quatro pontos cada, com os palmeirenses na frente por um gol a mais de saldo.