‘O Palmeiras é o favorito contra o Botafogo, cada jogo tem a sua história’
Trivela FC debateu favoritismo dos times brasileiros nas oitavas de final do Mundial de Clubes

O futebol brasileiro vive um momento de grandes expectativas para as oitavas de final do Mundial de Clubes. Além dos jogos que trouxeram resultados históricos para as equipes brasileiras nas primeiras rodadas da fase de grupos – como a emblemática vitória do Botafogo sobre o Paris Saint-Germain – o chaveamento do torneio definiu um embate eliminatório entre o Palmeiras e Botafogo, os últimos campeões brasileiros.
O Botafogo chega até esta etapa com duas vitórias e um empate. Triunfos diante do Seattle Sounders por 2 a 1 e contra o PSG, por 1 a 0, além da derrota para o Atlético de Madrid por 1 a 0.
Já o Verdão entra na segunda fase do torneio buscando mostrar um melhor desempenho. Na primeira fase, apenas empatou com o Porto e Inter Miami e bateu o Al-Ahly.
Com os resultados, o Botafogo encerrou a primeira fase na segunda colocação do Grupo B e o Palmeiras, como líder do grupo A. Este será o 109º jogo entre as equipes brasileiras. O confronto possui estatísticas equilibradas.
Nos 108 confrontos entre as equipes:
– 33 vitórias do Botafogo
– 35 empates
– 40 triunfos do Palmeiras

Palmeiras é favorito contra o Botafogo no Mundial?
O embate e o possível favoritismo entre os times brasileiros nas oitavas de final do Mundial de Clubes foi assunto na quarta edição especial do Trivela FC, live do site realizada no YouTube, apresentada por Eduardo Deconto e com comentários dos colunistas Tim Vickery e Andrey Raychtock, que está nos Estados Unidos para cobertura da competição ao lado do repórter Diego Iwata.
Apesar dos números menos expressivos do Palmeiras em comparação à trajetória do Botafogo na Copa do Mundo de Clubes, para Vickery, o histórico das equipes na competição não deve influenciar a nova fase do torneio.
— Eu acho que o Abel, que é um grande técnico, não fez uma fase de grupos muito boa. Nem ele e nem o time. Mas é o Palmeiras, você sempre espera um time muito difícil de vencer –, afirmou o colunista.
Para mim, Palmeiras é o favorito. Cada jogo é a sua própria história. O Botafogo produziu um desempenho épico de disciplina e desempenho contra o Paris Saint-Germain, vinte minutos bons contra o Atlético de Madrid, então talvez ontem [segunda-feira, 23] deu para baixar um pouco a euforia nos dois lados. Mas para mim, Palmeiras e Flamengo miram semifinal e final. Apesar de um desempenho muito decepcionante [na fase de grupos], o Palmeiras tem qualidade.

Já para Andrey Raychtock, é importante ressaltar o nível de conhecimento mútuo entre os adversários, que vem protagonizando embates muito acirrados nos últimos anos no futebol sul-americano.
Tem dois lados de pegar adversário brasileiro, que é você saber o real nível do seu adversário, enquanto o resto é só uma loteria. A vantagem de enfrentar o brasileiro é que você sabe quem você vai enfrentar. Tem retrospecto, tem história. Você sabe exatamente o que o time adversário faz. São dois times que estão na prateleira mais alta do futebol brasileiro nos últimos anos.
— Acho que o jogar contra o Botafogo é melhor [do que enfrentar o PSG], não porque é mais fraco, mas porque é um adversário que o Palmeiras sabe jogar contra e eu tenho certeza que o Abel tem mais ideias para enfrentar o Botafogo, e isso também é verdadeiro do lado do Renato Paiva para enfrentar o Abel –, ponderou Andrey.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Trivela FC acontece toda terça-feira
Todas as terças-feiras, às 15h (horário de Brasília), acontece o programa Trivela FC, disponível no YouTube e no perfil oficial do site no X (ex-Twitter). A atração é apresentada agora por Eduardo Deconto e tem sempre a participação da dupla de colunistas Tim Vickery e Andrey Raychtock para debater e contar histórias do que há de melhor e mais interessante no futebol.
Aproveite e siga o canal da Trivela no YouTube, onde estão disponíveis os 18 episódios completos que foram ao ar.