Mundial de Clubes

Doué e mais: 10 jovens para ficar de olho no Mundial de Clubes

Promessas de diversos lugares se encontram no torneio a ser realizado nos EUA e vivem expectativa de brilhar a nível global

O universo do futebol foca neste mês no Mundial de Clubes da Fifa, que será realizado nos Estados Unidos entre 14 de junho e 13 de julho. O torneio surge não só como uma novidade para os telespectadores, como também uma vitrine importante a jovens talentos, que se reúnem de diferentes partes do mundo e podem chamar a atenção de clubes gigantes em busca da próxima estrela.

Uma dessas promessas é Estêvão, do Palmeiras. A questão é que o atacante de 18 anos já se consolidou como um dos principais astros do Brasil e deixará o Alviverde para se transferir ao Chelsea depois da Copa do Mundo de Clubes.

Para além do nome óbvio do palmeirense, a Trivela destacou outras joias de até 20 anos que estão em ascensão.

Mundial de Clubes terá promessas em busca de afirmação

1. Désiré Doué – PSG

Désiré Doué em PSG x Arsenal na Champions League
Désiré Doué em PSG x Arsenal na Champions League (Foto: Imago)

O atacante Désiré Doué chamou a atenção do Paris Saint-Germain com o belo desempenho no Rennes, clube que o revelou. A mudança para a capital francesa ocorreu em agosto passado, e a transição para um grande clube não poderia ser melhor. Muito habilidoso, causou dor de cabeça nos defensores adversários ao longo da temporada.

Aos 20 anos, o jogador teve papel importante na conquista do Campeonato Francês 2024/25 e foi um dos grandes destaques da campanha que culminou no título inédito da Champions League pelo PSG.

Désiré Doué é um especialista no um contra um. É muito difícil jogar em espaços pequenos, mas ele tem essa capacidade — elogiou Luis Enrique.

Tudo bem que Doué já é bastante conhecido, principalmente após a atuação de gala na final da Liga dos Campeões. Mas não deixa de ser um sub-20 que ainda merece destaque como promessa.

2. Franco Mastantuono – River Plate

Franco Mastantuono celebra gol pelo River Plate
Franco Mastantuono celebra gol pelo River Plate (Foto: Imago)

O River Plate também tem uma joia a ser observada de perto no Mundial. Franco Mastantuono, 17 anos, é meia-atacante e já está praticamente acertado com o Real Madrid.

Ele se destaca pelo drible e jogadas da direita para dentro, além de boa finalização. Mastantuono também recebeu elogios do técnico Marcelo Gallardo por seus “lampejos de jogador diferenciado”. Ele já tem 10 gols e sete assistências em 60 aparições no time principal.

3. Julien Duranville – Borussia Dortmund

Julien Duranville em ação pelo Borussia Dortmund na Bundesliga
Julien Duranville em ação pelo Borussia Dortmund na Bundesliga (Foto: Imago)

Julien Duranville é outro jovem talento do torneio que vale ficar de olho. O atacante belga de 19 anos atua mais na ponta-esquerda, disputou só 12 partidas da Bundesliga nesta temporada, mas esse é só o início.

Duranville mostrou a nível internacional a velocidade, drible e controle de bola que o colocam como uma promessa no futebol alemão.

4. Kenan Yildiz – Juventus

Yildiz comemora gol pela Juventus
Yildiz comemora gol pela Juventus (Foto: IMAGO)

O lado esquerdo do ataque tem mais um representante nesta lista. Kenan Yildiz brilhou na “Next Gen” da Juve depois de deixar as categorias de base do Bayern de Munique e conquistou o alto nível.

A promessa turca é versátil e pode atuar como ponta ou meia-atacante e conta com boa visão de jogo. Aliás, este é um dos atributos de mais relevância no jogador e o levou a ser comparado a Mesut Ozil no Velho Continente.

Kenan tem um cérebro futebolístico incrível — elogiou Massimiliano Allegri, ex-técnico da Juventus.

5. Martim Fernandes – Porto

Martim Fernandes em Lazio x Porto na Europa League
Martim Fernandes em Lazio x Porto na Europa League (Foto: Imago)

Os jovens talentos não ficam restritos ao ataque, pelo contrário. O lateral-direito Martim Fernandes, de 19 anos, é um dos nomes em ascensão na defesa e evidenciou isso ao longo dos 34 jogos pelo Porto nesta temporada.

A nova geração do futebol português promete um futuro bastante interessante, e o jovem defensor faz parte dessa lista.

Ele soma seis assistências no Campeonato Português, 14 grandes chances criadas e tem precisão de 82% nos passes, conforme dados da “Sofascore”. Na defesa, registra média de 1,0 desarme e 2,0 bolas recuperadas por jogo.

6. Nico O'Reilly – Manchester City

Nico O'Reilly em campo pelo Manchester City na Copa da Inglaterra
Nico O'Reilly em campo pelo Manchester City na Copa da Inglaterra (Foto: Imago)

Nico O'Reilly se destacou com o Manchester City nesta temporada, principalmente em jogos da Copa da Inglaterra, que o elevaram ao status de “coringa” de Pep Guardiola. Aos 20 anos, o meio-campista faz jus à definição e pode atuar como lateral-esquerdo ou volante também.

Entre as principais virtudes do meio-campista estão: ótima visão de jogo, criatividade e controle de bola. Nico chama a atenção também pela versatilidade, podendo atuar em diferentes setores do campo. 

O jovem inglês se dividiu entre profissional e juniores neste ciclo e tem cinco gols e duas assistências em 19 jogos na equipe principal. “Ele veio da base e está nos ajudando muito. Sou mais do que grato. Ele está aproveitando a oportunidade”, declarou Guardiola à “BBC” em abril.

7. Reed Baker-Whiting – Seattle Sounders

Reed Baker-Whiting, meia do Seattle Sounders, em jogo da Leagues Cup
Reed Baker-Whiting, meia do Seattle Sounders, em jogo da Leagues Cup (Foto: Imago)

O futebol dos Estados Unidos é aqui representado por Reed Baker-Whiting, do Seattle Sounders. O jornal “The Guardian” foi um dos primeiros a colocar o meio-campista nos holofotes ao considerá-lo uma das maiores promessas do esporte em 2022.

Baker-Whiting tinha 17 anos na época, e confirmou a crescente com o passar do tempo e mostrou a adaptabilidade como ponto forte ao jogar também na lateral esquerda ou do lado direito. O progresso foi valorizado pelo técnico Brian Schmetzer.

Ele é um garoto muito talentoso. Mostrou a versatilidade de poder jogar em ambos os lados e ainda fazer o mesmo trabalho, ser eficaz. É sempre útil ter um jogador que possa jogar nos dois lados do campo se necessário.

8. Rodrigo Mora – Porto

Rodrigo Mora comemora gol pelo Porto no Campeonato Português
Rodrigo Mora comemora gol pelo Porto no Campeonato Português (Foto: Imago)

Um dos prodígios da nova geração de Portugal, Rodrigo Mora, 18 anos, é meia-atacante do Porto e apontado como uma futura estrela da seleção. O jovem foi revelado nos Dragões e lançado ao time principal em julho passado, carimbando sua primeira temporada no futebol profissional em que tem muito do que se orgulhar.

São 10 gols e quatro assistências em 23 jogos do Campeonato Português e exibições que evidenciam sua boa capacidade de quebrar linhas, visão de jogo e noção tática. As características o levaram a ser premiado com o troféu de Revelação do Ano pela Associação dos Jornalistas Esportivos (CNID) do país.

Sua inteligência tática lhe permite tomar a decisão certa na maioria das situações. Ele está sempre um passo à frente. Ele cria espaços não apenas para si, mas para o time. E ele combina isso com um nível muito alto de habilidade técnica — disse Nuno Pimentel, que foi treinador de Mora na base do Porto, ao “The Guardian”.

9. Siyabonga Mabena – Mamelodi Sundowns

Siyabonga Mabena em treino do Sundowns
Siyabonga Mabena em treino do Mamelodi Sundowns (Foto: Reprodução/Instagram @mabena_siyabonga20)

Outra joia de 18 anos nesta Copa do Mundo de Clubes é Siyabonga Mabena, do Mamelodi Sundowns. O atacante sul-africano conquistou mais projeção ao ser colocado para jogar no profissional da equipe com apenas 16 anos, em março de 2023. Na ocasião, o time era comandado por Rulani Mokwena, que destacou o talento do jovem.

Eu vejo equilíbrio com o pé direito, com o pé esquerdo, e uma mudança de direção e de velocidade. Acho que esse garoto tem muitas características que me lembram Gift Leremi (meia sul-africano que jogou no Sundowns).

Em 2022/23, esteve em quatro partidas e criou uma grande chance, enquanto no ciclo seguinte participou de nove duelos e teve um gol na conta. As aparições caíram na campanha vigente para duas, mas ele certamente é uma das promessas que pode brilhar nos Estados Unidos entre junho e julho deste ano.

10. Tyrique George – Chelsea

Tyrique George em ação pelo Chelsea na Premier League
Tyrique George em ação pelo Chelsea na Premier League (Foto: Imago)

A promessa inglesa Tyrique George conclui essa lista. Com 19 anos, o atacante do Chelsea se dividiu entre profissional e juniores em 2024/25 e participou ativamente da campanha que culminou no título da Conference League ao atuar em 12 jogos no torneio e participar de três gols.

Em um elenco inchado de opções, o jovem conseguiu achar um espaço e fez oito jogos na Premier League, sendo sete como reserva. Um dos duelos foi contra o Manchester United, com desempenho que impressionou o técnico Enzo Maresca. “Muito bom, muito bom. Bravo”, disse o treinador em coletiva posterior ao clássico.

Ele foi uma ameaça para a defesa adversária, e não foi fácil porque tinha Maguire, Lindelof, Shaw do outro lado. Ele estava lutando contra defensores importantes e trabalhou bem.


Como você viu em alguns momentos desse artigo, o mercado de jogadores será um dos mais divertidos para as apostas no Mundial de Clubes. São odds interessantes e ótimas alternativas para os entusiastas das bets — sempre com responsabilidade.

Foto de Milena Tomaz

Milena TomazRedatora de esportes

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da Trivela. Se formou em Comunicação Social em 2019.
Botão Voltar ao topo