Conference League

Nada de Antony: Cole Palmer congela Betis e dá título inédito para Chelsea em cinco minutos

Verdiblancos sonharam com primeiro título europeu de sua história, mas meia-atacante dos Blues fez diferença

Na final da Conference League, Betis e Chelsea fizeram um duelo animado. Os Verdiblancos ficaram próximos do título inédito, porém, os Blues precisaram apenas de cinco minutos para mudar a história da partida. E nada seria possível se não fosse por Cole Palmer.

Nesta quarta-feira (28), o Chelsea venceu o Betis por 4 a 1, de virada, no Estádio Municipal de Wroclaw, em Breslávia, na Polônia. Com a equipe de Enzo Maresca cheia de dificuldades para furar a defesa de Manuel Pellegrini, coube ao meia-atacante achar duas assistências primorosas para abrir o caminho.

Primeiro, Palmer fez um cruzamento na medida para Enzo Fernández empatar. Na sequência, o camisa 20 dos Blues fez bela jogada individual no lado direito para lançar a bola na cabeça de Nicolas Jackson. Como tem sido desde sua chegada a Stamford Bridge, o jogador de 23 anos decidiu para o Chelsea.

Com isso, os Blues se tornaram a primeira equipe a vencer os três principais torneios da Uefa: Champions League, Liga Europa e Conference.

Cole Palmer, o craque do Chelsea

Cole Palmer é o cara do Chelsea Foto: (IconSport)
Cole Palmer é o cara do Chelsea Foto: (IconSport)

Coadjuvante no Manchester City, Cole Palmer foi um dos inúmeros jovens reforços do Chelsea na última temporada. Entretanto, o meia-atacante se provou diferente dos demais ao assumir a responsabilidade nos Blues.

Seja com gols ou assistências, Palmer foi o ponto alto do Chelsea em um 2023/24 muito abaixo do esperado. Com Enzo Maresca, o camisa 20 dos Blues chegou a oscilar nesta temporada, mas sem nunca perder sua qualidade técnica.

Cole Palmer foi, mais uma vez, o protagonista do Chelsea na Premier League, onde garantiu vaga na próxima Liga dos Campeões. Portanto, ninguém dos Blues merecia mais esse título da Conference League do que o meia-atacante, que promete ser o centro do projeto a longo prazo.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Isco, o ponto de desequilíbrio do Betis

Isco, do Betis Foto: (Imago)
Isco foi a única boa notícia do Betis na decisão da Conference Foto: (Imago)

O primeiro título europeu da história do Betis não veio, mas Isco merece elogios. Após um fim de passagem melancólico no Real Madrid em meados de 2022, o meia tentou recuperar o bom futebol no Sevilla, mas também não deu certo. Na temporada seguinte, o espanhol decidiu ir para os Verdiblancos — arquirrival dos Nervionenses.

Desde o princípio, Isco foi o ponto de desequilíbrio do Betis. Sob o comando de Pellegrini, o meia espanhol de 33 anos voltou a apresentar boas atuações, com visão de jogo privilegiada, passes precisos e técnica apurada com a bola no pé.

Isco renasceu nos Verdiblancos e até mesmo chegou a voltar ao radar da seleção espanhola. Entretanto, às vésperas da convocação da Eurocopa 2024, o meia sofreu uma fratura na fíbula esquerda e precisou passar por cirurgia. Mais do que perder a chance de integrar o elenco do tetracampeonato, o espanhol perdeu quase metade da atual temporada.

Enquanto muitos duvidavam que Isco voltaria a jogar no mesmo nível antes da grave lesão, ele provou dia após dia que ainda tinha talento de sobra para ajudar o Betis. A sequência positiva finalmente rendeu seu retorno à Espanha na Data Fifa de junho — o que não acontecia há seis anos.

E na final da Conference League, o meia espanhol foi a exceção dos Verdiblancos. Além da assistência para o gol de Abde Ezzalzouli, Isco comandou as principais ações ofensivas do Betis. Como um bom líder, o capitão se sacrificou pelo time correndo todo o campo. Só que isso não foi suficiente.

E o Antony?

Antony em ação pelo Betis Foto: (Imago)
Antony não conseguiu se destacar pelo Betis na decisão da Conference League Foto: (Imago)

Craque do Betis desde que foi contratado por empréstimo junto ao Manchester United na última janela de transferências, Antony não fez uma final de Conference League à altura de suas últimas atuações.

O atacante até tentou aparecer, mas suas tomadas de decisão não surtiram o efeito esperado contra o Chelsea. Em sua provável última partida pelos Verdiblancos, o brasileiro se despede dos torcedores com o gosto amargo do vice.

De volta à seleção brasileira com Carlo Ancelotti, Antony atrai interesse do mercado europeu. O Betis sonha com a extensão do empréstimo, porém, os Red Devils podem buscar lucrar com a boa fase do atacante de 24 anos no mercado.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo