Mundial de Clubes

‘Não tenho dúvidas que Filipe Luís será um dos maiores treinadores do mundo’

Técnico de 39 anos faz seu primeiro trabalho no futebol profissional e tem maior desafio da carreira no Mundial de Clubes

Com uma carreira vitoriosa como lateral-esquerdo, Filipe Luís assumiu o desafio de comandar o Flamengo. Com apenas 39 anos, o treinador é o grande responsável pelo momento positivo do Rubro-Negro. Não à toa, ele carrega grandes expectativas para os próximos anos.

O diretor de futebol do Flamengo, José Boto, reforça que Filipe Luís tem tudo para se tornar um dos maiores treinadores do mundo. Em entrevista à “CBS”, o português exaltou o perfil de trabalho do comandante rubro-negro, que se alinha à tendência do futebol europeu.

— A carreira dele, a capacidade, sua sabedoria, seu desejo de se aperfeiçoar diariamente. Isso é uma marca dos grandes treinadores. Não tenho dúvidas de que será, nos próximos dois anos, um dos maiores treinadores do mundo.

“Ele tem um estilo de jogo muito bem executado. Não muda a forma de jogar sem motivo. Isso também é uma característica dos grandes treinadores. Ele está muito bem preparado, é um workaholic. Gosto muito disso. Tem conhecimentos europeus e é por isso que o mantenho. Estou muito satisfeito”, completou Boto.

Filipe Luís rouba a cena no Mundial de Clubes

Filipe Luís, técnico do Flamengo
Filipe Luís, técnico do Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

No Mundial de Clubes, Filipe Luís ficou sob os holofotes ao levar o Flamengo a uma campanha irretocável na fase de grupos. Mais do que a classificação às oitavas de final na 1ª posição, o treinador chamou a atenção pela vitória convincente sobre o Chelsea.

Atual campeão da Conference League e 4º colocado da última Premier League, os Blues foram dominados pelo Rubro-Negro na 2ª rodada do Grupo D do torneio. E a estratégia do treinador brasileiro rendeu um sonoro 3 a 1.

Como consequência, Filipe Luís foi exaltado pela imprensa europeia, que destacou a relação próxima com Diego Simeone. O lateral trabalhou por anos no Atlético de Madrid com o treinador argentino, que serviu como inspiração para sua metodologia no Flamengo.

Agora, o Rubro-Negro quer continuar fazendo história no Mundial. A equipe de Filipe Luís enfrenta o Bayern de Munique neste domingo (29), às 17h (horário de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami, valendo uma vaga nas quartas de final.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Retrospecto vitorioso no Flamengo

Elenco do Flamengo após conquistar o título carioca 2025
Elenco do Flamengo após conquistar o título carioca 2025 (Foto: Imago)

Em outubro de 2024, o jovem treinador substituiu Tite no Flamengo. Desde então, Filipe Luís tem mais títulos (4) do que derrotas (3). Nesse período, o Rubro-Negro foi campeão da Copa do Brasil, da Supercopa do Brasil e do Campeonato Carioca, além de conquistar a simbólica Taça Guanabara.

Segundo o site “Fla Estatística”, Filipe Luís é dono do 3º maior retrospecto como técnico do Flamengo no século. Em 50 jogos no time principal, ele só fica atrás de Jorge Jesus (81,6% em 2019) e Joel Santana (77,7% em 2005).

Filipe Luís pelo Flamengo

  • Títulos: 3 – Copa do Brasil, Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca
  • Vitórias: 33
  • Empates: 14
  • Derrotas: 3
  • Aproveitamento: 75,3%
Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo