Mundial de Clubes

Com João Pedro, Chelsea tem um Roberto Firmino para chamar de seu no Mundial

Apesar de elenco inchado, meia-atacante brasileiro de 23 anos representa novidade para Blues de Enzo Maresca

Você piscou e o Chelsea contratou mais um reforço. O nome da vez é João Pedro, que vem de boas temporadas no Brighton. A expectativa é que o meia-atacante brasileiro seja inscrito pelos Blues para a sequência do Mundial de Clubes, cujo adversário nas quartas de final é o Palmeiras.

Segundo o site “The Athletic”, o Chelsea vai desembolsar pouco mais de 50 milhões de libras (cerca de R$ 372,5 milhões) para tirar João Pedro dos Seagulls. O jogador de 23 anos deve assinar um contrato válido até por sete temporadas.

Desde que o empresário Todd Boehly assumiu a gestão, os Blues têm adotado o perfil de comprar muitos atletas a cada janela de transferências, principalmente jovens talentos com potencial de evolução e poder de revenda.

O meia-atacante se encaixa nesses requisitos, porém, representa uma novidade para o elenco de Enzo Maresca. A Trivela faz uma análise do brasileiro e como ele tem a capacidade de ser o Roberto Firmino do Chelsea a longo prazo.

Por que João Pedro pode fazer a diferença no Chelsea?

Em visão geral, João Pedro pode ser visto como mais um dos incontáveis atacantes a tentar resolver os problemas ofensivos dos Blues. Entretanto, o estilo de jogo do meia-atacante brasileiro mostra que ele tem características únicas em relação a seus concorrentes.

Para começar, João Pedro pode jogar tanto como centroavante, um típico camisa 9, tanto como segundo atacante e meia-atacante, flutuando entre os espaços atrás de uma referência na grande área — como Nicolas Jackson ou Liam Delap, esse último recém-comprado junto ao Ipswich Town.

Aliás, no Brighton, João Pedro ficou marcado pelas movimentações ofensivas, buscando ser opção de passe ou até mesmo abrir espaço na marcação para o avanço de seus companheiros em velocidade.

No Chelsea, com exceção de Cole Palmer, ninguém tem essas características tão afloradas. A visão de jogo aliada à qualidade no passe também tornam o ex-Seagulls uma ameaça no ataque. Além disso, ele tem habilidade no drible para superar o adversário em situações de 1 x 1.

No auge do Liverpool de Jürgen Klopp, quem fazia essa função era Firmino. Apesar de ser camisa 9, o brasileiro frequentemente tentava puxar os zagueiros de sua posição original com corridas para liberar o caminho para Sadio Mané ou Mohamed Salah infiltrarem.

Cabe reforçar que a ideia não é comparar quem é melhor entre João Pedro e Roberto Firmino, mas sim apenas ilustrar o possível papel do novo reforço do Chelsea com o que o atacante fez por muitos anos nos Reds.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Como Maresca pode encaixar o novo reforço?

Enzo Maresca técnico do Chelsea Foto: (Imago)
Enzo Maresca técnico do Chelsea Foto: (Imago)

É pouco provável que João Pedro tenha sido contratado para jogar como a referência ofensiva dos Blues. Portanto, a tendência é que o brasileiro fique atrás de um camisa 9, com liberdade para se deslocar. No Brighton, por exemplo, ele tinha o costume de cair pelo lado esquerdo.

O técnico italiano prioriza longas posses de bola até encontrar os espaços para avançar. Com João Pedro, os Blues podem criar esses espaços com os deslocamentos do meia-atacante, possibilitando o avanço de um lateral ou até mesmo de um volante vindo de trás.

João Pedro não deve ser a flecha, mas sim o arco. Do ponto de vista tático, o meia-atacante brasileiro tem muito a contribuir no Chelsea. Tudo isso, é claro, sem também esquecer da sua capacidade de fazer gols.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo