‘Impossível treinar’: Chelsea toma medidas drásticas para driblar calor no Mundial
Enzo Maresca mostrou preocupações com impacto do clima quente dos Estados Unidos, mas não usou como desculpa

No Mundial de Clubes, a grande preocupação do Chelsea nos Estados Unidos é algo que foge de seu controle: o calor. Em coletiva pré-jogo, Enzo Maresca chegou a declarar que “é quase impossível” treinar com o clima quente da Filadélfia. Na última segunda-feira (23), o Chelsea instalou ventiladores industriais e sprays refrescantes em sua base de treinamento no Subaru Park.
Um alerta de calor extremo foi emitido pelas autoridades dos EUA, que recomendou ao público evitar atividades extenuantes ao ar livre. Contudo, os Blues precisarão fazer de tudo para superar o Espérance nesta terça-feira (24), às 22h (horário de Brasília), no Lincoln Financial Field, pela 3ª rodada do Grupo D.
Antes de a bola rolar, os termômetros devem registar um pico de 37 °C.
Técnico do Chelsea mudou planejamento por conta do calor
😮💨☀️ pic.twitter.com/GeglHTxjTR
— Chelsea FC (@ChelseaFC) June 23, 2025
O treinador do Chelsea precisou encurtar o treino de preparação para a partida contra os tunisianos, reduzindo as atividades para focar somente no plano de jogo. O italiano reforça que as condições climáticas afetam o desempenho da equipe.
— É quase impossível treinar ou fazer uma sessão por causa do clima agora. Estamos tentando apenas economizar energia para o jogo.
Após estrear com vitória sobre o Los Angeles FC, os Blues sofreram um baque ao perder para o Flamengo por 3 a 1 de virada. Agora, o time de Maresca não pode perder o confronto direto contra o Espérance se não quiser ser eliminado precocemente.
Ingleses e tunisianos estão empatados com três pontos, mas o saldo de gols do Chelsea é maior do que o do Espérance. Resta saber se o verão estadunidense vai atrapalhar os planos dos Blues dentro de campo.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Maresca não é único europeu do Mundial de Clubes preocupado com clima
"Sensação de Rio de Janeiro" 🥵 Direto dos Estados Unidos, nosso correspondente @DiegoMarada traz o relato do calor insuportável que está no MetLife Stadium, palco de Palmeiras e Al Ahly 🏟️ pic.twitter.com/ZSIKR57jhm
— Trivela no Mundial de Clubes 🏆 (@trivela) June 19, 2025
Além do Chelsea, outros representantes europeus já reclamaram do clima quente dos Estados Unidos. Jogadores, dirigentes e torcedores se apegam às opiniões dos especialistas, que sugerem à Fifa tomar medidas proativas para garantir a segurança dos envolvidos na Copa do Mundo dos Clubes.
O técnico italiano deixa claro que não quer usar o calor como desculpa. Mesmo em condições atípicas, Enzo Maresca reforça que os Blues farão tudo a seu alcance para continuar avançando na competição.
“Eu sempre tento evitar desculpas, mas tento ser honesto. Trata-se da realidade. É uma desculpa quando não está calor e dizemos que está quente. É difícil trabalhar com essa temperatura, mas estamos aqui, tentando fazer nosso melhor para tentar vencer novamente”, finalizou o treinador do Chelsea.